Suzanne Plunkett/Reuters - 28/7/2010
Suzanne Plunkett/Reuters - 28/7/2010

COI suspende Gana e atletas do país podem perder Olimpíada

Comitê afirma que a punição é devido ao fato de o governo ter interferido no esporte local

Agência Estado

13 de janeiro de 2011 | 14h19

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira a suspensão do Comitê Olímpico de Gana por interferência do governo no esporte local. Assim, os atletas do país africano correm o risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, caso a punição não seja revogada.

Veja também:

linkCOI negociará com Fifa se data da Copa de 2022 mudar

O presidente do COI, Jacques Rogge, disse que a decisão foi tomada após meses de negociações com as autoridades de Gana, que não tiveram sucesso. Com a suspensão, o Comitê Olímpico de Gana deixa de receber recursos do COI, seus dirigentes não podem participar de atividades olímpicas e seus atletas não podem competir na Olimpíada.

A sanção pode ser cancelada antes dos Jogos de Londres se Gana cumprir as regras do COI e garantir a independência completa do organismo olímpico nacional. O COI reclama que membros do governo ganês nomearem os presidentes das federações esportivas do país.

Em sua história, Gana conquistou quatro medalhas olímpicas. Os atletas do país faturaram uma prata no boxe em 1960 e três bronzes, sendo duas no boxe, em 1964 e 1972, e um no futebol masculino, em 1992.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.