COI tira bronze de 2004 de pesista russo por doping

LAUSANNE - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a retirada da medalha de bronze conquistada por um pesista russo na Olimpíada de 2004 após fazer nova análise em um exame antidoping. Assim, o COI pediu nesta terça-feira ao Comitê Olímpico Russo para devolver a medalha de Oleg Perepetchonov o mais rápido possível.

AE-AP, Agência Estado

12 de fevereiro de 2013 | 15h53

Perepetchonov testou positivo para clembuterol quando suas amostras armazenadas foram novamente analisadas no ano passado. Ele terminou em terceiro lugar no evento para atletas de até 77 kg dos Jogos de Atenas. O bronze agora ficará com o turco Reyhan Arabacioglu, que tinha terminado a disputa na quarta colocação.

Quatro outros atletas foram pegos em novas análises das amostras dos exames antidoping foram obrigados a devolver suas medalhas em dezembro, incluindo um ouro conquistado pelo ucraniano Yuriy Bilonog na disputa do arremesso de peso.

Desde Atenas, o COI armazena amostras de exames antidoping de cada Olimpíada por oito anos para permitir a realização de novos testes quando novos métodos de detecção do uso de substâncias proibidas estiverem disponíveis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.