Com 5 ouros, Brasil fatura 15 medalhas em Copa de judô na Argentina

Mesmo sem suas principais estrelas, delegação brasileira foi soberana no torneio em Buenos Aires

AE, Agência Estado

23 de março de 2013 | 19h21

BUENOS AIRES - O Brasil fechou faturou 15 medalhas, sendo cinco de ouro, a Copa Continental de Buenos Aires no Judô. Mesmo sem seus principais atletas, a delegação brasileira de 29 atletas foi soberana na competição, que faz parte do nível mais baixo de pontuação para o ranking mundial, substituindo a antiga Copa do Mundo.

Neste sábado, segundo e última dia de competições em Buenos Aires, foram seis medalhas. Destaque para os ouros de Felipe Costa (até 81kg), do olímpico Luciano Corrêa (100kg) e do peso pesado Walter Santos. Também subiram ao pódio Rochele Nunes (+78kg), com prata, Talita Morais (78kg) e Eduardo Santos (90kg), em terceiro.

O resultado mais expressivo foi de Luciano Corrêa, que venceu na final o russo Tagir Khabulaiev, terceiro do ranking mundial. "A luta mais difícil, com certeza, foi a final contra o russo. Mas sem dúvida nenhuma ganhar um ouro em uma Copa Continental logo no começo do ciclo olímpico é muito gratificante, ainda mais contra um adversário duro como o Khabulaiev", analisou o campeão mundial de 2007.

No sábado, o Brasil havia conquistado dez medalhas, sendo duas de ouro, com Katherine Campos (63kg) e Nathália Brígida (48kg), que conquistou o seu primeiro título internacional aos 20 anos.

"Estou muito feliz por ter ganhado a minha primeira competição pela seleção principal. A derrota na decisão em Montevidéu me deu ainda mais força para buscar essa medalha de ouro. Acredito que dei o primeiro passo para começar a brigar por uma vaga nesse novo ciclo olímpico já que o meu foco são os Jogos de 2016", disse Nathália.

Domingo acontece o Campeonato Sul-Americano, ainda em Buenos Aires. Cada país só pode inscrever um judoca. O Brasil vai com: Nathália Brígida (48kg), Raquel Silva (52kg), Juliene Aryecha (57kg), Katherine Campos (63kg), Nadia Merli (70kg), Talita Morais (78kg), Rochele Nunes (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Santos (90kg) e Luciano Corrêa (100kg).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.