Com 60,2% de votos a favor, São Paulo aprova elaboração de novo estatuto social

Em meio a briga política, André Jardine será técnico do time contra o Santa Cruz

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em votação realizada neste sábado, o São Paulo ratificou o atual estatuto e aprovou a abertura de procedimento para elaboração de um novo estatuto do clube, que terá a participação de todos os sócios. Do total de 1.436 participantes, 865 votaram a favor, 564 foram contra e 7 anularam.

PUBLICIDADE

A aprovação de 60,2% garante que as decisões da diretoria tomadas de 2004 em diante tem validade e que dentro de seis meses os sócios votarão um novo estatuto. A eleição aconteceu depois que o conselheiro Francisco de Assis Vasconcellos moveu uma ação na Justiça contra as alterações no estatuto feitas desde 2004. A principal delas foi uma manobra política feita pelo ex-presidente Juvenal Juvêncio, que lhe permitiu ter um terceiro mandato no comando do clube.

Com a aprovação, a próxima etapa será a formação da comissão de sistematização, composta por nove membros. Quatro serão indicados pelo presidente do conselho deliberativo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, e quatro serão nomeados pelo presidente da diretoria, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O nono membro, que ocupará a função de presidente da comissão, será escolhido em comum acordo entre os dois mandatários.

Os integrantes analisarão as propostas de alteração estatuária já encaminhadas pelos conselheiros do clube. Qualquer associado titular ou conselheiro também poderá apresentar novas propostas para a reforma, por escrito, diretamente na secretaria do conselho deliberativo.

A comissão terá o prazo de 30 dias para analisar e debater as sugestões recebidas e elaborar um documento que passará a constituir o Projeto de Estatuto Social. Depois, o texto do estatuto ainda passará por revisões e votações em diversas instâncias do clube. A intenção do processo é criar um Estatuto mais moderno, democrático e que atenda às exigências do PROFUT (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). A previsão é de que o clube tenha um novo Estatuto ainda em 2016.

Em meio a briga política, o São Paulo tenta se reabilitar em campo e será comandado por André Jardine, técnico do time sub-20, na partida contra o Santa Cruz, no domingo. Gilberto, recuperado, pode voltar ao time.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.