Orlando Barria/EFE
Orlando Barria/EFE

Erica Sena conquista medalha inédita para o País na marcha atlética

Brasileira consegue medalha de prata em percurso de 20km 

Estadão Conteúdo

19 de julho de 2015 | 10h56

Mal as competições de atletismo começaram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e um grande feito já foi conquistado pela delegação brasileira. Erica Sena se tornou, neste domingo, a primeira atleta do País a ganhar medalha na marcha atlética. A pernambucana levou a prata na prova de 20km, a única disputada por mulheres no programa pan-americano.

O resultado coroa o grande momento vivido pela marcha atlética do País, em um ano em que já foram batidos os recordes brasileiros dos 20km feminino (com a própria Erica) e dos 50km masculino (Mario José). Caio Sena já ganhou algumas medalhas em provas internacionais na temporada nos 20km.

Em Toronto, a atuação brasileira começou com Erica, que esteve no primeiro pelotão até por volta do sexto quilômetro, viu a mexicana Maria Gonzalez fugir e, a partir do oitavo quilômetro, também passou a se distanciar das demais na segunda colocação.

Erica completou a prova em 1h30min03, cinco minutos abaixo do índice para os Jogos Olímpicos. Ela, entretanto, já tinha uma marca de qualificação melhor: 1h29min37s, registrado em março.

A prova pan-americana foi fortíssima. A mexicana Gonzalez ganhou o ouro com a melhor marca pessoal da carreira: 1h29min24s. A equatoriana Paola Perez também fez o melhor da vida para ganhar o bronze. Já Cisiane Lopes, outra representante do Brasil na prova, completou apenas na 11ª colocação entre 16 atletas que largaram.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.