Alexander Demianchuk/Reuters
Alexander Demianchuk/Reuters

Com Vladmir Putin na torcida, Rússia ganha 1º ouro em Sochi

Equipe de Patinação Artítstica conquista primeira medalha dourada para os donos da casa

Agência Estado

09 de fevereiro de 2014 | 17h44

SOCHI - Com a torcida especial do presidente do país, Vladimir Putin, que foi ao ginásio Iceberg Skating Palace neste domingo, a Rússia conquistou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Inverno de Sochi. O título russo veio na prova por equipes da patinação artística, graças especialmente a Yevgeny Plushenko, um veterano de 31 anos que somou seu quarto pódio olímpico, e a Julia Lipnitskaia, a jovem sensação de apenas 15 anos.

Tradicional força na patinação artística, a Rússia não tinha conseguido um ouro sequer nesta modalidade na última edição dos Jogos de Inverno, há quatro anos, em Vancouver, no Canadá - foi a primeira vez desde a década de 60 que isso aconteceu. Mas a redenção dos patinadores russos veio neste domingo, com o título em casa, para delírio da torcida local, devidamente reforçada pelo presidente Putin no Iceberg Skating Palace.

Além do ouro na patinação artística, a anfitriã Rússia conseguiu mais três pódios no segundo dia de disputa de medalhas em Sochi. Foi prata com Olga Vilukhina, no biatlo, e com Albert Demchenko, no luge. E também ganhou bronze com Olga Graf, na patinação de velocidade. Assim, os russos ocupam o quinto lugar na classificação geral dos Jogos de Inverno.

A liderança no quadro de medalhas ainda é da Noruega, grande potência dos Jogos de Inverno, que soma duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Na sequência, aparecem a Holanda (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze), Estados Unidos (2 de ouro e 2 de prata), Canadá (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) e a Rússia, com suas quatro medalhas.

Neste domingo, foram distribuídas oito medalhas de ouro em Sochi. Além da vitória russa na patinação artística, os campeões do dia foram o austríaco Matthias Mayer (esqui alpino), a eslovaca Anastasiya Kuzmina (biatlo), o suíço Dario Cologna (cross country), o alemão Felix Loch (luge), o polonês Kamil Stoch (salto com esqui), a norte-americana Jamie Anderson (snowboard) e a holandesa Irene Wust (patinação de velocidade).

Tudo o que sabemos sobre:
Jogos de InvernoPutin

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.