Tibor Illyes/AP
Tibor Illyes/AP

Comitê húngaro quer apresentar candidatura aos Jogos de 2024

O prazo para a apresentação de propostas de sede para o Comitê Olímpico Internacional (COI) é 15 de setembro

Estadão Conteúdo

06 de fevereiro de 2015 | 17h09

O Comitê Olímpico da Hungria propôs nesta sexta-feira que Budapeste se candidate para sediar os Jogos de 2024. A entidade aprovou por 125 votos a 1 uma resolução apoiando a ideia de apresentar a cidade como pleiteadora ao direito de organizar uma edição da Olimpíada.

Até agora, Roma e Boston anunciaram candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024. A Alemanha vai decidir entre Berlim e Hamburgo como sua candidata. França, África do Sul, Catar e Azerbaijão também podem entrar na disputa. O prazo para a apresentação de propostas para o Comitê Olímpico Internacional (COI) é 15 de setembro.

A decisão do comitê húngaro se deu após a aprovação pelo COI da "Agenda Olímpica de 2020" em dezembro. As mudanças definidas devem tornar o processo de escolha das sedes e organização da Olimpíada mais baratos, permitindo até mesmo candidaturas de uma região ou país.

Assim, o comitê húngaro renovou as esperanças de voltar a sediar a Olimpíada, mesmo que no ano passado o prefeito de Budapeste tenha declarado ser "irrealista" para a cidade organizar os Jogos de 2024. Agora, o comitê vai atualizar um estudo de viabilidade e reabrir o debate sobre a candidatura.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.