Confira como foi a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres

Londres recebeu pela 3ª vez uma Olimpíada e encerrou com muita música e já deu as boas-vindas aos Jogos do Rio-2016

O Estado de S. Paulo,

12 de agosto de 2012 | 16h53

LONDRES - A 30ª edição dos Jogos Olímpicos chegou ao fim neste domingo. O Estádio Olímpico de Londres recebeu um show de muita música britânica com ex-integrantes de bandas como The Who, Queen e Oasis, além das presenças de Spice Girls, Fatboy Slim, Annie Lennox, entre outros. O Brasil teve posição de destaque no evento por ser o próximo país-sede da festa. Marisa Monte, B. Negão e Seu Jorge se apresentaram com a companhia do Rei Pelé.

20h08 - Acaba a cerimônia de encerramento. Os Jogos Olímpicos voltam daqui a quatro anos, no Rio de Janeiro.

20h01 - The Who tocam Baba O'Riley, See Me Feel Me e My Generation como último ato da cerimônia.

20h00 - A pira olímpica se abre como se fosse uma flor. As 205 pétalas representam os países participantes dos Jogos e continuam acesas.

19h51 - Take That se apresenta no Estádio Olímpico. A pira olímpica continua acesa.

19h48 - Jacques Rogge, presidente do COI, declara encerrados os Jogos de Londres. Ainda falta apagar a pira olímpica.

19h40 - O presidente do comitê organizador local, Sebastian Coe, faz o discurso oficial de encerramento, com inúmeros agradecimentos.

19h38 - Pelé aparece no centro do gramado.

19h34 - B. Negão e Seu Jorge cantam acompanhados por capoeiristas e da Miss Brasil. Na decoração está o famoso desenho do calçadão de Copacabana.

19h30 - Sorriso, gari da Marquês de Sapucaí, dá início à parte brasileira da cerimônia. Depois começa a tocar o samba, seguido pela aparição da cantora Marisa Monte. O espetáculo deve contar um pouco da história do Brasil.

19h25 - Após o hino olímpico, o presidente do COI, Jacques Rogger, recebe no centro do gramado o prefeito de Londres, Boris Johnson, e o do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O encontro simboliza a passada da responsabilidade de sediar os Jogos. Na sequência foi executado o hino nacional do Brasil.

19h21 - Homenagem à Grécia com a execução do hino nacional do país, berço dos Jogos Olímpicos.

19h18 -We Will Rock You é tocado no estádio por dois ex-integrantes do Queen (Brian May e Roger Taylor) e cantado por Jessie J.

19h14 - O vocalista do Queen Freddie Mercury aparece no telão do estádio e na gravação, incentiva o público a cantar junto. O guitarrista da banda, Brian May, faz um solo no estádio, seguido pela música Brighton Rock.

19h14 - O vocalista do Queen Freddie Mercury aparece no telão do estádio e na gravação, incentiva o público a cantar junto. O guitarrista da banda, Brian May, faz um solo no estádio, seguido pela música Brighton Rock.

19h04 - É a vez de Eric Idle, ex-membro do grupo de humor britânico Monty Python, ter sua apresentação.

18h58 -O ex-Oasis Liam Gallagher canta o sucesso da sua ex-banda: Wonderwall.

18h54 - As Spice Girls chegam em taxis londrinos para se apresentar. O quinteto se reuniu especialmente para esta aparição.

18h46 - Agora o número músical é com o DJ Fatboy Slim, seguido por Jessie J e Taio Cruz.

18h34 - Wish You Were Here, sucesso do Pink Floyd, é tocada no estádio em uma versão belíssima. O baterista original da banda, Nick Mason, está presente.

18h30 - A cantora escocesa Annie Lennox (ex-Eurythmics) se apresenta na cerimônia.

18h28 - Estádio Olímpico se transforma em passarela. Quadros gigantescos com desenhos de mulheres se rasgam e atrás deles estão modelos britânicas, como Naomi Campbell.

18h25 - Estádio passa um vídeo com peças das melhores músicas de David Bowie.

18h22 - A banda Kaiser Chiefs entra no estádio e o vocalista está em uma motocicleta e canta Pinball Wizard, do The Who.

18h13 - George Michael canta o sucesso Freedom na cerimônia de encerramento.

18h08 - Sucessos da música britânica como Bohemian Rhapsdoy, do Queen, e Imagine, de John Lennon, tocam no estádio. A canção do ex-Beatle é acompanhada por um vídeo do cantor, que teve o rosto representado em um quebra-cabeça.

18h04 - Os 70 mil voluntários que trabalharam nos Jogos Olímpicos recebem homenagem e são aplaudidos pelas 80 mil pessoas presentes no estádio.

17h59 - Agora tem início a última cerimônia de premiação. Os três primeiros colocados da maratona masculina vão receber as medalhas. Ouro para Stephen Kiprotich, de Uganda, prata para o queniano Abel Kirui e bronze para o também queniano Wilson Kipsang Kiprotich.

17h54 - Atores carregam 303 cubos brancos, que simbolizam cada um dos diferentes eventos esportivos que aconteceram nos últimos 16 dias. As peças vão formando uma pirâmide. Um vídeo com os melhores momentos acompanha a apresentação.

17h50 - A medalha de bronze no pentatlo moderno, Yane Marques, também está no estádio participando da cerimônia de encerramento e é a mais cumprimentada pelos colegas da delegação.

17h45 - Entre os brasileiros que desfilam pelo gramado está Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei e chefe da delegação brasileira, Marilson dos Santos, da maratona, e Yamaguchi Falcão, boxeador medalhista de bronze nos Jogos.

17h39 - David Arnold, diretor do espetáculo de encerramento, canta enquanto as delegações de atletas vão chegando ao centro do gramado do Estádio Olímpico.

17h33 - Do alto, a distribuição das cores e dos palcos no estádio forma a bandeira da Grã-Bretanha. Alguns medalhistas olímpicos saem do meio do público para se juntar às bandeiras no centro do gramado.

17h30 - Bandeiras dos países começam a entrar no estádio. O boxeador Esquiva Falcão, medalha de prata, leva a do Brasil. Diferentemente da abertura, os 204 países entram juntas.

17h29 - Telão do estádio transmite momentos de emoção dos atletas durante os Jogos. O choro do brasileiro Lucas pela derrota na final do futebol foi uma das imagens passadas.

17h21 - Ray Davies, principal compositor da banda The Kinks, chegou ao centro do estádio a bordo de um típico taxi londrino para se cantar.

17h15 - Festival de música britânica no encerramento, com artistas tocando em cima de um caminhão que dá voltas ao redor do gramado.

17h09 - No gramado, atores simulam várias cenas do cotidiano londrino, como a metrópole trabalhadora, simbolizada pelos homens com britadeiras, a guarda da rainha e a vida noturna.

17h04 - Espetáculo teatral simula discurso do ex-primeiro ministro Winston Churchill no Estádio Olímpico de Londres.

17h03 - Grupo de percussão Stomp, acompanhado de um coral, dá prosseguimento ao número musical.

17h02 - Toques do Big-Ben marcaram a última parte da contagem regressiva. Logo depois, Emeli Sandé começa a se apresentar.

17h00 - Começa a contagem regressiva para o início da cerimônia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.