Coutinho, Diegues e Cordeiro/DGG - 2/9/2010
Coutinho, Diegues e Cordeiro/DGG - 2/9/2010

Copa do Mundo vai começar em São Paulo

Integrante do COL garante que nem vontade de Blatter de ver abertura no Rio vai alterar decisão

Luiz Antônio Prósperi e Almir Leite, O Estado de S.Paulo

01 de setembro de 2011 | 00h00

SÃO PAULO - São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014. A Fifa não trabalha com outra alternativa. Nem mesmo as declarações do presidente Joseph Blatter ao Estado, indicando o Rio como a sede do evento, terá peso na decisão da entidade. No congresso da Fifa, dias 20 e 21 de outubro, em Zurique, a capital paulista vai ser contemplada com o primeiro jogo do Mundial de 2014.

"A abertura será em São Paulo, já está definido. Para se ter uma ideia clara, o Rio, mencionado pelo Blatter, nem se candidatou a sede da abertura. O Rio quer e vai receber a final da Copa", disse ao Estado uma alta fonte do Comitê Organizador Local (COL), órgão responsável pela condução do Mundial de 2014.

Pesou na decisão da Fifa a infraestrutura, capacidade hoteleira, transporte e aeroportos da cidade. E ainda a agilidade dos governos estadual e municipal na viabilização do Itaquerão.

"São Paulo resolveu o problema do estádio em um ano. As outras cidades demoraram até três anos para adequar seus projetos", comentou um graúdo executivo do COL.

Belo Horizonte e Brasília, candidatas a receber a abertura, poderiam concorrer com São Paulo apenas na questão dos estádios, mas perderiam feio nas outras exigências da Fifa. É a mesma situação de Salvador, que também demonstrou interesse na partida inaugural, sem ter, no entanto, qualquer chance.

Pujança. Foi justamente à infraestrutura de São Paulo que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) recorreu no início da semana para transmitir que não se abalou com o fato de Blatter ter revelado sua preferência em relação à abertura. "São Paulo é uma capital mundial, com a maior rede hoteleira, e a melhor rede de hospitais"", disse.

O secretário estadual de Planejamento e coordenador do comitê paulista, Emanuel Fernandes, também não tem dúvidas de que o Itaquerão vai abrir a Copa de 2014. Por um simples motivo, diz: "São Paulo é a cidade mais bem estruturada do Brasil"".

Na sede da Fifa, em Zurique, também só se trabalha com a alternativa de São Paulo. O secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, o real homem forte da entidade quando o tema é Copa de 2014, tem enviado vários sinais em direção ao Itaquerão nas últimas semanas.

Valcke chegou a dizer até que, se necessário, espera pela arena do Corinthians até fevereiro de 2014, quando o prazo dado pela Fifa aos outros estádios é dezembro de 2013.

TUDO DEFINIDO

13 de junho de 2014 é a data do primeiro jogo da Copa, no Itaquerão. Um dia antes vai ser realizada a festa de abertura do Mundial.

Veja também:

link'A cidade mais adequada para receber a abertura é o Rio', diz Blatter

linkCopa do Mundo justifica corte de mata nativa, prevê Código

linkBlatter diz que reforma anticorrupção será apresentada em outubro

linkOperários fazem nova paralisação em obras do Maracanã

linkPressão do TCU reduz valor de reforma do Maracanã

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.