Coreano com pouca visão bate recorde

Dong Hyun Im tem só 20% da visão no olho direito e 10% no esquerdo. Ele também ajudou na nova marca por equipes

/ LONDRES, O Estado de S.Paulo

28 de julho de 2012 | 03h04

LONDRES - A Coreia do Sul derrubou os primeiros recordes mundiais nos Jogos Olímpicos graças ao talento de um arqueiro que tem a visão bastante limitada. Dong Hyun Im tem apenas 20% da visão no olho direito e 10% no esquerdo. Mesmo assim, fez bonito no primeiro dia de competição do tiro com arco e marcou 699 pontos (de 720 possíveis), quebrando a marca de 696 que era dele mesmo. Ele também ajudou a bater o recorde por equipes, com 2.087 pontos - o anterior era de 2.069.

O feito não garantiu qualquer medalha ao país porque era apenas a fase de classificação. E, apesar de o domínio sul-coreano no esporte ser imenso, o país tem a fama de tremer na hora H nas provas individuais masculinas. Por causa disso, o herói Im prefere manter os pés no chão. "Foi apenas a primeira rodada e não posso ficar muito animado com isso", disse o atleta.

Segundo o técnico principal da equipe, Seon-tek Oh, Im é um exemplo de superação. "Ele não tem qualquer problema para mirar o alvo."

Revela que a seleção vem fazendo um trabalho forte de concentração. "Eu também fiquei surpreso com o recorde alcançado pelo Kim. Ele não tinha feito uma marca como essa nem nos treinamentos. Acho que o trabalho de controle emocional que estamos fazendo ajudou." / P.F.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.