Corinthians eliminado, a volta da Fórmula 1 e Djokovic campeão são os destaques do fim de semana

Há destaque também para os campeonatos europeus e os Jogos Sul-Americanos no Chile

O Estado de S. Paulo

17 de março de 2014 | 05h00

SÃO PAULO - Na reta final dos campeonatos estaduais, o Corinthians foi a principal surpresa do fim de semana, ao ser eliminado precocemente do Paulistão. Com o empate sem gols com o Penapolense e a derrota do São Paulo para o Ituano, por 1 a 0, a equipe comandada por Mano Menezes está fora das quartas de final do campeonato. Nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, o Brasil fechou as provas de atletismo com 41 medalhas, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 14 de bronze.

PAULISTÃO

Pela penúltima rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians ficou apenas no 0 a 0 com o Penapolense, fora de casa, e foi eliminado precocemente. Para isso, além do seu resultado, ainda contou com a derrota do São Paulo para o Ituano, no Morumbi, por 1 a 0, que rendeu insinuações de "entregada" até pelo técnico Mano Menezes. Líder isolado do Grupo D, com 35 pontos, o Palmeiras superou uma arbitragem polêmica e bateu a Ponte Preta por 3 a 2. Já o Santos deu bobeira diante do Rio Claro e ficou no 3 a 3, mas ainda na primeira colocação do Grupo C, com 33 pontos.

CARIOCA

Em fim de semana de clássico, Fluminense e Vasco ficaram no 1 a 1, em noite de destaque para os atacantes Fred e Edmílson, que marcaram os gols no Maracanã. Já eliminado do Campeonato Carioca, o Botafogo foi derrotado pelo Boavista por 2 a 1, com dois gols de Jéferson, que tirou o brilho da atuação do paraguaio Zeballos, que também fez o seu. O Flamengo, já garantido na semifinal do torneio e jogando com o time reserva, começou atrás no placar diante do Bangu, com gols de Christiano e Willen, mas chegou ao empate com dois de Nixon.

POLÊMICA NA SÉRIE C

Contrariando a decisão do STJD, a CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro Série C e manteve o Betim. A equipe mineira, acusada de não pagar uma dívida com o The Strongest, da Bolívia, pela contratação do meia Pablo Escobar. Apesar de permanecer na tabela, ainda não há uma decisão se o Betim joga a Série C ou D do Brasileirão.

HORA DO ADEUS

O final de semana no futebol brasileiro também foi marcado pela aposentadoria de dois jogadores importantes. O meia Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, anunciou, através de uma rede social, que está deixando o futebol. Apesar disso, ele ainda continuará exercendo o cargo de presidente do Mogi Mirim, clube em que estava atuando. Outro que está se aposentando é Felipe, com passagem marcante pelo Vasco. Ele não atuava profissionalmente desde o final de 2013, quando deixou o Fluminense.

ESPANHA

O Barcelona deu show na partida contra o Osasuna e venceu por 7 a 0. Muito disso foi graças a Lionel Messi. O argentino marcou três gols na partida e deu mais uma mostra de que já está em forma, após um longo período machucado. Com os tentos, ele chegou aos 371 com a camisa do Barça e se torna o maior artilheiro da história do clube, ultrapassando Paulino Ancántara, que tem 319. Com a vitória, a equipe chega a 66 pontos no Campeonato Espanhol e continua em terceiro, já que os times de Madri, líderes da tabela, também venceram. O Real Madrid, que bateu o Celta com gol de Cristiano Ronaldo, está com 70 pontos.

INGLATERRA

A disputa pela ponta da tabela ficou ainda melhor na Inglaterra. O Chelsea, líder do campeonato, foi surpreendido pelo Aston Villa e perdeu por 1 a 0. Quem agradeceu muito foi o Manchester City, que, com um a menos, bateu o Hull City. Com três jogos a menos, a equipe pode assumir a liderança do torneio. Nos clássicos da rodada, vitórias para os visitantes. Em Manchester, o United, em péssimo momento, foi presa fácil e perdeu do Liverpool por 3 a 0. Em Londres, o belo gol de Rosicky garantiu a vitória do Arsenal contra o Tottenham.

ITÁLIA

Com veteranos decisivos, a Juventus chegou a mais uma vitória no Campeonato Italiano e somou 75 pontos, após derrotar o Genoa por 1 a 0. Buffon e Pirlo foram os nomes da partida. O goleiro salvou a pele de Vidal, que colocou a mão na bola dentro da área, e defendeu um pênalti cobrado por Calaiò no canto esquerdo. Logo em seguida, o meia cobrou uma falta na entrada da área e marcou um golaço no ângulo direito de Perin. A Fiorentina encerrou um ciclo de quase um mês sem vencer e fez 3 a 1 no Chievo, com gols de Cuadrado, Matri e Mario Gómez, além de Paloschi, que descontou.

ALEMANHA

Na Alemanha, mais uma vitória do Bayern de Munique. A equipe, atual campeã mundial, venceu o Bayer Leverkusen por 2 a 1 e está cada vez mais perto do título, com 71 pontos. O segundo colocado, Borussia Dortmund, derrotado na rodada, está 23 atrás e soma 48 na tabela. O Schalke 04, com dois gols do atacante Huntelaar, bateu o Augsburg e assumiu a terceira colocação.

FRANÇA

Continuando a disparada rumo ao título do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain fez 2 a 0 no Saint-Etienne e chegou a 70 pontos, oito a frente do vice-líder, Monaco, que também saiu vitorioso neste fim de semana, ao bater o Lyon por 3 a 2, fora de casa, e ainda mantém as esperanças de arrematar a taça. Ibrahimovic brilhou pelo PSG e marcou os dois gols da vitória em Paris.

FÓRMULA 1

A temporada da Fórmula 1 finalmente começou. No GP da Austrália, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, assumiu a ponta logo no início e venceu praticamente de ponta a ponta. Na segunda posição, ficou Daniel Ricciardo, da Red Bull. O piloto, porém, acabou sendo desclassificado por causa de uma irregularidade em seu carro. Quem herdou a sua posição foi o estreante Kevin Magnusson, da McLaren. Jenson Button completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa teve uma corrida frustrante e, logo na primeira volta, se envolveu em um acidente com o japonês Kamui Kobayashi e teve que abandonar a prova.

TÊNIS

Depois de ter eliminado o atual número 1 do mundo, Rafael Nadal, o ucraniano Alexandr Dolgopolov foi derrotado por Roger Federer, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1 no Masters 1000 de Indian Wells. No entanto, o suíço levou o troco de Novak Djokovic na final, após ser derrotado na semifinal em Dubai duas semanas atrás, e o sérvio ficou com o título nos Estados Unidos, com o placar de 2 sets a 1, de virada, parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7/3). Na disputa de duplas, o brasileiro Bruno Soares e seu parceiro Alexander Peya foram derrotados pelos irmãos Bryan na final por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).

JOGOS SUL-AMERICANOS

Com o fim das provas de atletismo dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, o Brasil teve alguns desempenhos abaixo do esperado, mas acabou como o maior medalhista da modalidade, com um total de 41, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 14 de bronze. A vice-campeã mundial da maratona aquática, Ana Marcela Cunha, ficou apenas com o bronze, enquanto Allan do Carmo foi prata no masculino. Hugo Parisi se destacou nos saltos ornamentais, levando uma medalha de ouro. Jessica Yamada e Caroline Kumahara foram eliminadas na semifinal do tênis de mesa pela dupla colombiana e ficaram em terceiro lugar. A principal modalidade premiada foi o hipismo, com pódio completo para o Brasil na prova de saltos com ouro para Felipe Amaral, prata para César Almeida e bronze para Sergio Martins. Já o futebol feminino, com o desfalque de Marta, foi mal e acabou com a terceira colocação, ao perder por 2 a 1 para Venezuela.

NBA

O ala Paul Pierce, do Brooklyn Nets, se tornou o 18º maior cestinha da história da NBA. Com os 15 pontos marcados na derrota para o Washington Wizards, ele ultrapassou Patrick Ewing, lendário jogador do New York Knicks e assumiu a posição. Também nos Nets, o pivô Jason Collins, primeiro atleta a assumir a homossexualidade na maior liga de basquete do planeta, renovou seu contrato até o final da temporada. Outro destaque, mas pelo lado negativo, é o Philadelphia 76ers. A equipe foi derrotada pelo Memphis Grizzlies no sábado e alcançou a parca de 20 derrotas consecutivas.

Tudo o que sabemos sobre:
resumo esportivo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.