Costa Rica empata com Inglaterra e termina na liderança do Grupo D

Costa-riquenhos enfrentam Colômbia ou Costa do Marfim nas oitavas de final depois de somar mais um ponto na fase de grupos

PUBLICIDADE

Foto do author Vitor Marques
Por Vitor Marques , Sérgio Torres e enviados especiais a Belo Horizonte
Atualização:

Uma Inglaterra desentrosada e uma Costa Rica desinteressada empataram em 0 a 0, placar que confirmou a zebra da América Central em primeiro lugar no grupo D, um resultado absolutamente inesperado antes de a Copa começar, há 11 dias. Afinal, a Costa Rica estava no chamado "grupo da morte", com os campeões mundiais Itália, Uruguai e Inglaterra.

A primeira etapa teve o ritmo de um jogo descompromissado, nem parecia que era disputa válida por uma Copa do Mundo. Já garantida, a Costa Rica procurava trocar passes a partir do meio de campo, em direção ao gol inglês.

Christian Gamboa foi um dos jogadores que mais tentou arremates pela Costa Rica Foto: Michael Sohn/AP

PUBLICIDADE

Os costa-riquenhos se valiam da habilidade do meia ofensivo Bryan Ruiz, que chegou a exagerar nas firulas. Aos 30 minutos, ele levantou a torcida com uma série de dribles e toques. Joel Campbell, o centroavante, também procurava se exibir.

A julgar pelos novatos escalados pelo treinador Roy Hodgson, o futebol da Inglaterra deverá amargar ainda mais alguns anos de rendimento ruim. Todos se esforçavam em campo, orientados pelo experiente Frank Lampard, mas faltava categoria e entrosamento.

O artilheiro Sturridge, que poderia fazer a diferença, perdeu boas chances aos 11 minutos, quando, da entrada da área, chutou para fora, e aos 34 minutos, ao desperdiçar cabeçada de frente para o gol. A bola passou sobre o travessão.

O desempenho em campo dava bem mostras de que os ingleses encaravam o jogo contra a Costa Rica como uma espécie de treinamento de luxo. O treinador quase não apareceu na área técnica. Mandava em seu lugar os auxiliares técnicos, vestidos informalmente com camisas de malha, calções curtos, tênis e meia brancas.

No segundo tempo, a Inglaterra até pressionou, mas Sturridge não estava mesmo num grande dia, desperdiçando ataques e chances. Nem a entrada dos veteranos Steven Gerrard e Wayne Rooney melhorou o jogo. Rooney ainda chutou com categoria, mas o goleiro Navas espalmou para escanteio.

Publicidade

 

A Costa Rica preferiu administrar o empate que lhe garantiu a primeira colocação da chave. Agora, enfrentará a Grécia, que venceu a Costa do Marfim nesta terça feira e assegurou o segundo lugar do Grupo C.

Ao sair do campo, a seleção da Costa Rica foi aplaudida de pé pelos torcedores que lotaram o estádio do Mineirão.

FICHA TÉCNICA COSTA RICA 0 X 0 INGLATERRA

COSTA RICA - Navas; Miller, Duarte e González; Gamboa, Borges (Barrantes), Tejeda, Ruiz e Diaz; Brenes (Bolaños) eCampbel (Ureña). Técnico: Jorge Luis Pinto INGLATERRA - Foster; Phil Jones, Cahill, Smalling e Shaw; Lampard, Milner (Rooney), Wilshere (Gerrard) e Barkley; Lallana (Sterling) e Sturridge. Técnico: Roy HodgsonÁRBITRO - Djamel Haimoudi (ARG) CARTÕES AMARELOS Lallana e Barkley (ING), González (CRC)PÚBLICO - 57.823 pagantes LOCAL - Mineirão

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.