Cristiane se torna maior artilheira das olimpíadas

A atacante Cristiane se tornou a maior artilheira da história das olimpíadas, nesta quarta-feira, ao marcar um dos gols na vitória da seleção brasileira sobre Camarões, pelo placar de 5 a 0, na rodada de abertura do futebol feminino nos Jogos de Londres.

AE, Agência Estado

25 de julho de 2012 | 20h49

Em sua terceira olimpíada, Cristiane chegou ao seu 11º gol, superando a marca de 10 gols da norte-americana Birgit Prinz, já aposentada. "Isso é muito especial. Sabia que estava empatada com ela e precisava apenas de um gol para alcançar o recorde", comentou a brasileira de 27 anos.

Cristiane superou a marca de Prinz ao anotar o quarto gol brasileiro na vitória sobre Camarões, aos 35 minutos do segundo tempo, após sair do banco de reservas. "Ela é uma de nossas melhores jogadoras. Sabíamos que ela podia apresentar uma performance como essa, mesmo saindo do banco", elogiou o técnico Jorge Barcellos.

A marca histórica - o futebol feminino foi integrado ao programa olímpico nos Jogos de Atlanta/1996 - teve sabor de superação para a brasileira, que correu risco de ficar de fora de Londres. Pouco antes dos Jogos, Cristiane precisou enfrentar uma recorrente lesão no ombro, que já havia atrapalhado seu futebol em 2010.

"Só consigo pensar no tempo que passei tentando me recuperar da minha recente lesão. Treinei sozinha sem saber se teria condições de jogar na Olimpíada. Fiquei afastada por quatro semanas e quase fui cortada", afirmou a atacante. Foi por essa razão que Cristiane iniciou a partida de estreia do Brasil na reserva.

Apesar do recorde, Cristiane tem como principal objetivo em Londres conquistar a tão sonhada medalha de ouro. A seleção brasileira já bateu na trave duas vezes, com a prata em Pequim/2008 e Atenas/2004, após derrotas para os Estados Unidos nas duas decisões.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.