David Popovici quebra recorde mundial de César Cielo nos 100m livre após 13 anos

Romeno de 17 anos crava tempo de 46s86 no Campeonato Europeu de natação e melhora marca em 5 centésimos; brasileiro parabeniza o jovem nadador nas redes sociais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

David Popovici quebrou o recorde mundial de César Cielo nos 100m livre, que durava desde julho de 2009. O jovem romeno de 17 anos nadou para 46s86 no Campeonato Europeu de natação e baixou a marca anterior em 5 centésimos. O brasileiro ainda mantém o recorde mundial no 50m livre, de 20s91, registrado em dezembro de 2009 ainda com os trajes tecnológicos. Coincidentemente, as marcas de Cielo e Popovici foram feitas na mesma piscina, em Roma. 

Durante as eliminatórias, o romeno nadou para 47s20, já na semifinal da prova do torneio continental, Popovici fez tempo de 46s98, chegando bem próximo da marca do brasileiro. Ele foi o melhor nadador das fases preliminares do campeonato e na decisão, confirmou o favoritismo. A prata ficou com o húngaro Kristof Milak, que fez 47s47, e o bronze foi para Alessandro Miressi, da Itália, com 47s63.

David Popovici quebra o recorde de César Cielo nos 100m livre no Campeonato Europeu de natação. Foto: EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI

Dono da agora segunda melhor marca da história nos 100m livre, César Cielo parabenizou o jovem nadador pelas redes sociais. "Recorde não é que nem prova, não é como se eu tivesse perdido na piscina. Mas vou dizer pra vocês que fica um sentimento meio estranhinho. Fico feliz pela natação, feliz pelo Popovici, que com certeza mereceu e trabalhou para chegar nesse resultado.", falou o campeão olímpico dos 50m em Pequim-2008. Além do brasileiro, Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história, também se pronunciou nas redes sociais sobre o resultado do romeno. "Isso é rápido! Parabéns!", postou o americano em sua conta no Instagram.

Popovici desponta como um dos grandes nomes da natação para o ciclo de Paris-2024, nadando as provas de 50m, 100m e 200m livre. Ele foi campeão mundial nos 100m e 200m livre em junho desse ano em Budapeste, quando fez sua estreia na categoria adulta. Antes, ainda quando era disputava no júnior, Popovici conquistou sete títulos europeus entre 2021 e 2022. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, foi quarto lugar nos 200m livre, prova em que o brasileiro Fernando Scheffer foi medalhista de bronze, a 0.02s à frente do romeno. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.