Delícias de todos os cantos do mundo para saborear na rua

Estabelecimentos que começaram apenas como barraquinhas, evoluíram e se tornaram grandes nomes

Ana Gasston,

27 de julho de 2012 | 12h18

Não faltam mercados de rua em Londres. Nem especialistas em comida dos quatro cantos do mundo, cada vez mais numerosos, que surgem exatamente nos mercados. Estabelecimentos hoje vistos em diferentes pontos da cidade começaram com uma modesta barraquinha e evoluíram para outros endereços, tamanho o sucesso do negócio.

 

O Borough Market (boroughmarket.org.uk), em London Bridge, é o maior e mais famoso deles. Os açougues abastecidos pelas melhores fazendas inglesas são destaque do lugar, que costuma ficar intransitável na hora do almoço. Por isso, é sempre bom ter um plano B.

 

No leste da cidade está o Broadway Market (broadwaymarket.co.uk), que funciona só aos sábados. Apesar de alguns estabelecimentos estarem ali há mais de três gerações, o local passou por um período de decadência nos anos 1980 e 1990. Foi a comunidade local que conseguiu reviver o mercado e atrair visitantes. Há barracas de roupas, livros e discos, mas a comida é a principal atração.

 

Lá são servidas delícias de origens diversas: africana, árabe, caribenha e brasileira. O vietnamita Banh Mi 11 (banhmi11.com) vende fantásticas baguetes recheadas com carne de porco, frango ou peixe. O sanduíche (banh mi) é produto da ocupação francesa no Vietnã e mistura ingredientes dos dois países. Recomendo a baguete de bagre (catfish, em inglês).

 

Com suas lindas coberturas de glacê, os cupcakes da Violet (violetcakes.com) são as sobremesas mais famosas do mercado. Eu prefiro os minibolos do Fiendish & Goode, que são mais leves. Experimente o tradicional inglês Victoria Sponge, um pão de ló recheado com creme e geleia de morango. Em volta do mercado há cafés, bares e restaurantes. Destaques são o bar em estilo belga The Dove, com extenso menu de cervejas, e o concorrido café australiano Climpson and Sons.

 

Durante a semana, prove a variedade do Whitecross Street Market, próximo ao Barbican Centre. A comida mais concorrida é a da van do Luardos, especializado em burritos. Outra opção próxima dali é o Exmouth Market, em uma rua simpática cercada por lojas e cafés. Alguns deles também têm uma barraquinha na hora do almoço para quem está com pressa, como o restaurante Moro (moro.co.uk), especializado em comida moura, que serve na rua um prato de carneiro bem temperado.

*Ana Gasston é jornalista, vive em Londres há 10 anos e publica a coluna Rumo a Londres no caderno 'Viagem'

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.