Denis Menchov conquista título da Volta da Itália

O russo Denis Menchov confirmou neste domingo o título da Volta da Itália, depois de liderar a competição nas última etapas. Na prova final, um contra-relógio de 14,4 quilômetros pela cidade de Roma, o ciclista cruzou a linha de chegada em frente ao Coliseu na décima posição, mas foi suficiente para ainda aumentar a vantagem que tinha para o segundo colocado geral, o italiano Danilo Di Luca. A conquista foi a primeira de Menchov na competição.

AE-AP, Agencia Estado

31 de maio de 2009 | 14h37

A etapa deste domingo foi vencida pelo lituano Ignatas Konovalovas, que terminou o percurso em 18min42s. Menchov foi o décimo, 24 segundos atrás do vencedor, mas chegou a passar apuros nos metros finais da etapa. O russo caiu e precisou pegar uma bicicleta de um companheiro de equipe para continuar. "Claro que no primeiro momento do acidente você fica com medo. Mas eu tinha noção do tempo. Eu sabia que tinha 30 segundos para o Di Luca", comentou Menchov.

No fim, o ciclista russo ainda ampliou a diferença para Di Luca, terminando 41 segundos à frente do rival. O terceiro colocado da Volta da Itália foi Franco Pellizotti. O italiano ficou 1min59s atrás de Menchov. "Toda a tensão, o stress, tudo veio para fora. É de longe a vitória mais importante da minha carreira", disse o russo, que foi apenas o terceiro atleta do país a conquistar o título da competição.

Já o norte-americano Lance Armstrong tentou arriscar na última etapa para melhorar sua classificação, mas acabou sendo apenas o 63.º na chegada a Roma. No geral, o ciclista terminou na 12.ª posição. Agora, Armstrong se prepara para a disputa da Volta da França. Após retornar de quase três anos e meio de aposentadoria, o norte-americano tentará o oitavo título da prova, que acontece de 4 a 26 de julho.

Tudo o que sabemos sobre:
ciclismoVolta da ItáliaDenis Menchov

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.