Dilma exalta Bolsa Atleta e elogia equipe olímpica

Presidente confirma que viajará a Londres para acompanhar a abertura dos Jogos de Londres

Agência Estado

23 de julho de 2012 | 12h34

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff entrou no clima olímpico e, no programa "Café com a Presidenta", nesta segunda-feira, enalteceu o apoio a atletas brasileiros. Além de exaltar o programa Bolsa Atleta, um subsídio concedido pelo governo federal a esportistas, a presidente confirmou que viajará a Londres para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos e também elogiou a equipe brasileira. Parte da delegação é beneficiada pelo Bolsa Atleta, programa que ajudará a construir a "história de sucesso" de cada um desses atletas, segundo Dilma.

"Nossa principal forma de apoio a esses esportistas é o Bolsa Atleta, que é, hoje, o maior programa de auxílio individual e direto aos esportistas no mundo. Para você ter uma ideia da importância desse programa, dos 259 atletas que vão participar dos Jogos de Londres, 111 recebem o Bolsa Atleta", comentou.

Na avaliação da presidente, o programa é importante por beneficiar não só atletas de destaque, como também jovens esportistas em início de carreira. "O Bolsa Atleta apoia desde os esportistas que estão começando a carreira até aqueles que já competem em Olimpíadas ou Paraolimpíadas. Esse é um benefício importante porque permite que o atleta se dedique com muito mais tranquilidade aos treinamentos e às competições", avaliou. Dilma comentou ainda sobre a importância de investir na modernização de equipamentos e centros esportivos. "Nós estamos investindo R$ 200 milhões, neste ano, para preparar nossas seleções e modernizar os centros de treinamento", afirmou. Ela citou como exemplo o Jayme Navarro de Carvalho, no Espírito Santo, que está passando por uma ampla reforma. O investimento neste centro, que conta com modalidades como basquete, vôlei, futebol de salão, ginástica artística e natação, chegará a R$ 13 milhões.

Sobre a delegação brasileira em Londres, a presidente exaltou a determinação dos atletas. "Eles se prepararam bastante e têm grandes chances nos jogos de Londres. Eu já tive a oportunidade de encontrar com alguns deles e percebi uma coisa fantástica: é um grupo cheio de garra e de determinação". Pediu, por fim, coragem aos esportistas. "Eu quero dizer a eles que tenham muita determinação e muita coragem, e que eles podem contar com a nossa torcida e o carinho de todos nós, brasileiras e brasileiros", finalizou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.