Dom DiMaggio, irmão do astro do beisebol Joe, morre aos 92

Jogador foi ídolo do Boston Red Sox e rival dentro de campo do famoso irmão, que jogava pelo NY Yankees

Redação,

08 de maio de 2009 | 16h02

Ray Howard/Arquivo AP

Dom DiMaggio (esq.) posa ao lado do irmão famoso, Joe, antes de jogo entre Red Sox e NY Yankees

SÃO PAULO - Dominic DiMaggio, o jogador que usava óculos no Boston Red Sox, e que foi ofuscado lado pela carreira espetacular do irmão Joe DiMaggio, morreu aos 92 anos na manhã desta sexta-feira.

DiMaggio estava com seus familiares quando morreu, em sua casa no estado de Massachusetts, de acordo com sua mulher, Emily, que não disse qual foi a causa da morte do ex-jogador. "Ele era o homem mais gentil e amável deste mundo", disse sua esposa, de 61 anos. "Ele adorava crianças, e todos nós o amávamos muito."

O ex-jogador do Boston Red Sox foi eleito sete vezes para o time de estrelas do beisebol e ainda mantém o recorde de rebatidas consecutivas pelos Red Sox, batendo inclusive seu companheiro de clube e um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ted Williams.

Conhecido como o "pequeno professor" por causa de seus óculos e pequena estatura para o esporte (1,75 m), Dom DiMaggio rebateu por 34 vezes seguidas na temporada de 1949. A sequência foi quebrada apenas no dia 9 de agosto, quando foi eliminado justamente pelo seu irmão, Joe, que jogava pelo rival New York Yankees. A vitória em tal dia, no entanto, foi dos Red Sox por 6 a 3.

Stew Milne/AP

Dom DiMaggio no ano de 2004, quando o Boston Red Sox finalmente voltaram a vencer uma World Series da MLB

Dom DiMaggio também teve uma outra sequência de rebatidas em 1951, de 27 jogos, mas o recorde da MLB pertence ao irmão famoso, que foi casado com a atriz Marilyn Monroe, com 56 jogos em 1941, pelos Yankees.

Além de Joe, Dom tinha outro irmão que jogou na MLB, Vince DiMaggio, que jogou na liga por 10 anos, conquistando por cinco vezes o campeonato da Liga Nacional. Vince morreu em 1986, enquanto o famoso Joe DiMaggio morreu em 1999.

Dom DiMaggio sempre jogou pelos Red Sox em seus 10 anos de carreira e 1.338 partidas, tendo como companheiros de equipe os astros Ted Williams, Bobby Doerr e Johnny Pesky.

Apesar do irmão Joe estar no Hall da Fama, Dom nunca conseguiu tal feito. Seus números na carreira são comuns, ainda mais se comparados aos do irmão. Nas 10 temporadas que ficou na liga, Dom DiMaggio teve médias de 29% nas rebatidas, com 87 home runs, enquanto Joe teve médias de 32% nas rebatidas e 361 home runs.

A vida de Dom DiMaggio, no entanto, não foi apenas no beisebol. Ele deixou o esporte de lado e esteve na Segunda Guerra Mundial (1943-45) pela marinha americana. Muitos dizem que por conta desta parada na carreira, Dom não conseguiu sua vaga no hall da fama do beisebol.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.