Dorival Jr. estreia no Internacional contra o motivado Botafogo

Técnico é a novidade da equipe gaúcha, enquanto adversário vem embalado por 3 vitórias seguidas; Fred desfalca Flu de novo

, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2011 | 00h00

O técnico Dorival Júnior comanda o Inter pela primeira vez hoje, contra o Botafogo, no Beira-Rio. Embora tenha assumido o cargo falando em lutar pelo título, o treinador não promete grandes mudanças. "Não vou ser hipócrita de dizer que se alguma jogada der certo é resultado do nosso trabalho", afirmou, ontem, em sua primeira entrevista.

O meia Andrezinho foi reintegrado após ter se negado a viajar para pegar o Bahia, domingo. "O Andrezinho já reconheceu que errou e estará em campo", disse o técnico. Outras novidades são o meia D"Alessandro e o volante Guinãzu.

Já o adversário, há pouco mais de duas semanas, era um time sob pressão, sem confiança e com seu treinador a um insucesso do olho da rua. Depois de três vitórias consecutivas, o técnico Caio Júnior é o retrato da autoconfiança do Botafogo.

Apesar das perdas de Elkeson (suspenso) e Loco Abreu (contundido), o técnico promete jogar ofensivamente. "A receita é justamente não ser mais defensivo fora de casa, como é da cultura brasileira. Acho esse o maior erro", disse.

Flu x Figueirense. Nas campanhas do Fluminense de 2009 - fuga do rebaixamento - e de 2010, que culminou com o título brasileiro, um dos principais ingredientes foi a profunda simbiose entre torcida e time. O panorama no atual Brasileiro é completamente distinto. Os tricolores estão divorciados de sua equipe e do técnico Abel Braga e o símbolo desse rompimento é o atacante Fred. A partida de hoje, contra o Figueirense, no Engenhão, seria uma boa oportunidade para medir o tamanho deste distanciamento. Seria. Fred, mais uma vez, adiou o reencontro com a torcida. Alegando dores musculares, o atacante foi vetado.

Avaí x Vasco. Cada vez mais na luta pelo título, o Vasco, campeão da Copa do Brasil, vai à Ressacada embalado. Para o jogo contra o Avaí, o técnico Ricardo Gomes já descartou Felipe. O meia de 33 anos sente dores no joelho direito e nem sequer embarcou. Já Juninho Pernambucano, 36 anos, viajou e será reavaliado hoje. O zagueiro Dedé e o meia Diego Souza voltam de suspensão. No adversário, o técnico Alexandre Gallo entra ameaçado em caso de nova derrota.

Ceará x Grêmio. O Ceará não terá hoje os volantes Michel e Heleno, suspensos. Eusébio e Edmílson, que participou da campanha do pentacampeonato mundial, entram no time.

O Grêmio, que vem demonstrando reação sob o comando de Celso Roth, terá a volta do meia Douglas e do atacante André Lima, que cumpriram suspensão.

Atlético-PR x Cruzeiro. O Cruzeiro enfrenta o Atlético-PR hoje com um desfalque que deve ser permanente. Perto de se transferir para o Cagliari, da Itália, o atacante Thiago Ribeiro é novamente ausência certa. "Já não conto com ele. Mas conto com todos os outros", discursou Joel Santana, bem a seu estilo motivador.

No Atlético-PR, o técnico Renato Gaúcho espera que o time continue a mostrar a dedicação que fez conquistar 8 dos 12 últimos pontos. Os volantes Cleber Santana e Kleberson voltam.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.