REUTERS/Aleksandra Szmigiel
REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Duplantis quebra recorde outdoor do salto com vara em Estocolmo; Thiago Braz fica em 3º

Competindo em casa pela Diamond League, jovem sueco estabelece a marca de 6,16m

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de junho de 2022 | 17h36

Armand Duplantis não para de se superar. O sueco bateu nesta quinta-feira o recorde outdoor do salto com vara na etapa de Estocolmo da Diamond League. Ele atingiu a marca de 6,16m. A altura, no entanto, é quatro centímetros mais baixa que a marca indoor alcançada por Duplantis no último mês de março.

O recorde indoor anterior era do próprio Armand Duplantis. Ele havia saltado para 6,15m, em Roma, em 2020. Com os seguidos resultados, o sueco deixou para trás o ucraniano e histórico saltados Sergei Bubka, que atualmente ocupa cargo na direção da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

Com a quebra de mais um recorde indoor, Duplantis dá mostras de que não descansará até os Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de ter conquistado a medalha de ouro em Tóquio, o sueco de 22 anos ficou engasgado por não ter conseguido a quebra do recorde olímpico, que pertence ao brasileiro Thiago Braz (6,06m), batidos na Rio-2016.

A marca indoor se distingue dos recordes outdoor, porque não recebe interferências climáticas, como o vento, que causa mudanças sensíveis, principalmente em esportes como o salto com vara.

O brasileiro Thiago Braz concluiu a prova na terceira colocação, após saltas 5,93m. À frente dele, ficou o norte-americano Christopher Nilsen, que também fez a marca de 5,93m. O pódio em Estocolmo repetiu as colocações olímpicas, obtidas na capital japonesa no último ano. Agora, os atletas se concentram para o Mundial de Atletismo, que acontece em Eugene, nos EUA, a partir do dia 15 de julho.

Tudo o que sabemos sobre:
atletismoArmand DuplantisThiago Braz

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.