Edição de 20 anos terá a presença de Peterhansel

A 20.ª edição do Rali dos Sertões será cheia de atrações. Com o encerramento das inscrições já é possível saber alguns detalhes, como a presença confirmada do francês Stéphane Peterhansel, nove vezes campeão do Rali Dacar (seis vezes com motos e três com carros), além de destaques brasileiros do off-road, entre eles Guilherme Spinelli e os irmãos Jean e André Azevedo.

O Estado de S.Paulo

26 de julho de 2012 | 03h09

Ao todo, serão 220 inscritos, entre pilotos e navegadores, em carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs (veículos semelhantes aos bugues, que estreiam na competição como categoria experimental). Cinco são mulheres: três nos carros, uma nas motos e uma nos UTVs.

Partirão de São Luis (MA) no dia 19, 63 motos, 47 carros, 12 UTVs, 10 caminhões (quatro pesados e seis leves) e nove quadriciclos. O rali terá competidores de oito países: Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela.

Sabrina Proença, responsável pela Secretaria de Prova da Dunas Race, organizadora da competição, se surpreendeu com o interesse pelas UTVs. "Por ser uma categoria experimental e que será disputada pela primeira vez, é um número expressivo para uma competição no Brasil."

Peterhansel, que vai desbravará os Sertões pela primeira vez, vai competir com um MINI All4 da X-Raid. Terá rivais bem experientes, como Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi Lancer, o cearense Riamburgo Ximenes no BMW X3 CC, Marcos Moraes e seu T-Rex, além de outras equipes que também correm por fora na luta pelo título mais cobiçado do rali nacional.

Nas motos, Jean Azevedo retorna à categoria depois de anos competindo entre os carros, mas o paulista não terá vida fácil, já que o mineiro Felipe Zanol vem de dois vice-campeonatos e busca seu primeiro título. André Azevedo, Edu Piano e Guido Salvini entram como favoritos nos caminhões pesados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.