Entenda a classificação funcional do Tiro com Arco na Paralimpíada

Entenda a classificação funcional do Tiro com Arco na Paralimpíada

Tiro com Arco em Pé (ARST): Arqueiros na classe de pé não possuem deficiência nos braços. Possuem algum grau de perda de força muscular nas pernas, de coordenação ou mobilidade articular. Arqueiros nesta classe podem escolher por competir sentados em cadeira normal com os pés no solo ou de pé.

29 de agosto de 2012 | 13h58

 

Tiro com Arco em Cadeira de Rodas 1 (ARW1): Arqueiros na classe ARW1 possuem deficiência nos braços e pernas (tetraplegia). Possuem alcance limitado dos movimentos, força e controle dos braços e pouco ou nenhum controle do tronco. As pernas não são consideradas funcionais, devido a amputações e/ou limitações semelhantes de movimento, força e controle.

 

Tiro com Arco em Cadeira de Rodas 2 (ARW2): Arqueiros na classe ARW2 possuem paraplegia e mobilidade articular limitada nos membros inferiores. Estes atletas requerem uma cadeira de roda para uso diário.

 

Fonte: ESPORTE PARAOLÍMPICO: Modalidades e Classificação Funcional. Profa. Dra. Eliana Lucia Ferreira, Profa. Ms. Andressa da Silva, Prof. Dr. Marco Túlio de Mello, UFRJ

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.