Publicidade

Equipe russa estará novamente ausente do Mundial de Atletismo

Federação do país teve suspensão renovada por não atender exigências da Agência Mundial Antidoping

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Rússia perderá o Mundial de Atletismo pela segunda vez seguida, já que a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) renovou a suspensão da federação russa na segunda-feira. A entidade confirmou a decisão quatro dias antes do início da competição no Catar depois de ouvir um relatório de sua força-tarefa a cargo dos esforços de refiliação da Rússia.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) revelou que dados históricos fornecidos pela autoridade antidoping do país continham "inconsistências", o que também ameaça a participação russa na Olimpíada de Tóquio. "Estamos cientes das alegações de manipulação dos dados e que uma investigação está em andamento", disse Rune Andersen, chefe da força-tarefa da IAAF. "À luz disso, a força-tarefa recomendou que a Rusaf (federação atlética russa) não seja readmitida, e o conselho da IAAF concordou por unanimidade."

Russa Maria Lasitskene está liberada para disputar o Mundial de Atletismo Foto: Ignacio Ortega/EFE

PUBLICIDADE

Alguns russos sem histórico de doping, como a saltadora Maria Lasitskene, a única atleta do país que detém um título mundial na atualidade, foram liberados para competir internacionalmente como esportistas neutros. Mas a bandeira russa não pode ser hasteada, nem seu hino tocado. O presidente da IAAF, Sebastian Coe, disse que, entre os membros do conselho, é "muito forte" o sentimento de que a suspensão deve ser mantida.

"Nenhum país é maior do que o Mundial", comentou o dirigente. "Não me surpreende nem remotamente que o conselho tenha endossado por unanimidade a recomendação mais forte que provavelmente tivemos até agora de que a federação russa continue suspensa. A responsabilidade de uma federação internacional é manter o equilíbrio nas competições", continuou. A Rusaf foi suspensa em novembro de 2015, quando um relatório encomendado pela Wada encontrou indícios de doping generalizado no esporte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.