Márcio Rodrigues/FOTOCOM.NET
Márcio Rodrigues/FOTOCOM.NET

Ericsson 3 chega ao Rio à frente pela Volvo Ocean Race

O Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, ocupa a segunda posição da etapa e é o líder geral

AE, Agencia Estado

26 de março de 2009 | 10h11

O Ericsson 3 foi o primeiro barco a terminar a quinta etapa da Volvo Ocean Race - a regata de volta ao mundo - na manhã desta quinta-feira, às 7h37, no Rio de Janeiro. Após 40 dias no mar, desde a largada em Qingdao, no nordeste da China, a embarcação percorreu 12.300 milhas náuticas (22.780 quilômetros) na perna mais longa da história da prova.

O barco sueco chegou a largar da China com sete horas de atraso, pois ficou duas semanas atracado em Taiwan para reparos, antes de completar a quarta etapa da prova, chegando a Qingdao pouco antes da largada.

Apesar das adversidades, o Ericsson 3 cruzou em segundo lugar a primeira meta volante da quinta etapa, situado na latitude 36 graus Sul, próximo ao litoral da Nova Zelândia. Em seguida, contrariando o restante da flotilha, o barco navegou ao norte de uma zona de alta pressão no sul do Oceano Pacífico, tomando a dianteira da etapa até o Rio de Janeiro.

O Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, ocupa a segunda posição da etapa, e deve cruzar a linha de chegada nas próximas horas. O barco optou por ficar invisível aos relatórios, para que sua posição não seja relatada ao demais participantes. A manobra, adotada pelo regulamento da Volvo Ocean Race a partir da edição 2008/2009, é permitida por até 24 horas.

Em terceiro está o Puma Ocean Race, também muito próximo ao Rio. Já os barcos Green Dragon e Telefónica Blue estão sofrendo com os ventos fracos, na região próxima ao litoral brasileiro. Os barcos também têm problemas de comida, já que previram terminar a quinta etapa da Volvo Ocean Race em, no máximo, 40 dias.

Classificação da quinta etapa, às 10 horas (de Brasília):

1.º - Ericsson 3 - completou a etapa em 40 dias, 5 horas e 37 minutos

2.º - Ericsson 4 - está no modo invisível, próximo ao Rio de Janeiro

3.º - Puma Ocean Race - 97 milhas náuticas da chegada

4.º - Green Dragon - a 505 milhas náuticas da chegada

5.º - Telefónica Blue - a 695 milhas náuticas da chegada

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.