Arquivo/AE
Arquivo/AE

Espanha promete pena máxima se Contador for culpado

Ciclista pode ser suspenso por dois anos e perder o seu terceiro título da Volta da França

AE-AP, Agência Estado

16 de dezembro de 2010 | 13h00

O ciclista Alberto Contador e os atletas envolvidos na Operação Galgo devem receber as penas máximas se eles forem considerados culpados por doping, disse nesta quinta-feira Alejandro Blanco, presidente do Comitê Olímpico Espanhol.

Contador pode ser suspenso por dois anos e perder o seu terceiro título da Volta da França após dar positivo em um teste antidoping durante a competição deste ano. E 14 pessoas estão implicadas na Operação Galgo, incluindo a fundista Marta Dominguez, campeã mundial dos 3 mil metros.

"No caso de Contador e de qualquer outros atletas, pena máxima quando sabemos [que eles são culpados]", disse Blanco. "Quando se está provado que um atleta tenha se dopado não há debate, as autoridades têm de agir".

Todos os resultados são normalmente anuladas e prêmio em dinheiro podem ser devolvidos, mas Blanco parece não considerar suficiente. Ele sugeriu que os atletas espanhóis paguem pelos subsídios recebidos na sua formação. "Se eles se mostram culpados, então não há debate, eles têm que devolver tudo", disse Blanco "Tire as concessões e, ainda, tente fazê-los devolver o dinheiro".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.