Reuters
Reuters

Espanhol fatura a 16.ª etapa da Volta da Itália

Carlos Sastre superou os adversários e o calor de 38º para vencer e assumir a terceira colocação geral

AE-AP, Agencia Estado

25 de maio de 2009 | 14h34

O ciclista espanhol Carlos Sastre, atual campeão da Volta da França, venceu nesta segunda-feira a 16.ª etapa da Volta da Itália. Com esse resultado, ele assumiu a terceira posição na classificação geral da prova.

Em uma etapa realizada sob temperatura elevada (quase 38º C), Sastre conseguiu sua primeira vitória na edição centenária da Volta da Itália, ao completar os 237 quilômetros de percurso, entre Pergola e Monte Petrano em 7 horas, 11 minutos e 54 segundos. O russo Denis Menchov foi o segundo a cruzar a linha de chegada, com 25 segundos de desvantagem para Sastre, e o italiano Danilo Di Luca completou o pódio, um segundo atrás de Menchov.

Na classificação geral, Menchov mantém a liderança com o tempo de 70 horas 6 minutos 30 segundos. Di Luca, campeão da prova em 2007, é o segundo com 39 segundos de desvantagem para o líder. Já o espanhol Carlos Sastre pulou da quinta para a terceira posição, 2 minutos e 19 segundos atrás de Menchov.

O norte-americano Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, completou o percurso desta segunda-feira na décima posição, 2 minutos e 51 segundos atrás de Sastre, mas na classificação geral o ciclista acabou ganhando uma posição, e agora é o 12.º colocado, com 11 minutos e 6 segundos de desvantagem para Menchov.

Na terça-feira, os ciclistas ganham um dia de folga, e somente na quarta eles voltam à estrada, quando vão percorrer 83 quilômetros entre Chieti e Blockhaus. No domingo, acontece a última etapa da Volta da Itália, na cidade de Roma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.