Arquivo/AE
Arquivo/AE

Especialistas apontam o Rio como favorito aos Jogos Olímpicos

Sites dizem que a cidade carioca tem uma pequena vantagem em relação a Chicago, principal concorrente

Redação,

28 de setembro de 2009 | 12h07

Dois dos principais sites especializados na cobertura de olimpíadas apontam o Rio de Janeiro como favorito a sediar os Jogos 2016. Segundo uma análise que mistura fórmula matemática, opinião de especialistas, análise das candidaturas, a cidade carioca ganha a disputa contra Chicago, Madri e Tóquio. A definição do Comitê Olímpico Internacional (COI) sai na sexta-feira, por volta das 13h30 (horário de Brasília), em Copenhague, na Dinamarca.

 

Veja também:

linkOlimpíada no Rio será autoafirmação de um povo, diz Lula

linkObama vai a Copenhague para apoiar Chicago

linkPrimeiro-ministro japonês confirma ida a Copenhague  

especialESPECIAL - Tudo sobre as cidades candidatas

especialRIO 2016 - Mais sobre a campanha pelos Jogos

Apesar do favoritismo, a diferença entra as quatro cidades é apertada. Para o site canadense Games Bids, o Rio tem 61,61 pontos, contra 60,01 de Chicago, principal adversário na disputa, de acordo com a avaliação. Tóquio tem 59,20 pontos e Madri aparece com 57,80. O norte-americano Around the Rings diz que a cidade brasileira soma 84 pontos, apenas um a mais que Chicago. As outras duas cidades estão empatadas com 80.

 

O Games Bids se orgulha de dificilmente errar nas previsões. Para ficar apenas nas duas últimas previsões, acertou Pequim 2008, mas errou Londres 2012, quando apontou que Paris seria a cidade sede. Enquanto isso, o Around the Rings estava correto nas suas duas últimas análises.

 

Nessa segunda-feira, autoridades das candidatas começaram a chegar à Dinamarca para a cerimônia do COI. Capitaneados pelo Rei do Futebol, Pelé atua como embaixador da candidatura brasileira, ao lado de Orlando Silva (ministro do Esporte), Sérgio Cabral (governador do Rio), Eduardo Paes (prefeito do Rio) e de Carlos Arthur Nuzman (presidente do Comitê Olímpico Brasileiro). Além deles, Guga, Carlos Alberto Parreira, César Cielo, Bernard, Torben Grael, Daiane dos Santos, Hortência e Janeth deverão estar presentes no evento.

Os norte-americanos confirmaram a presença do presidente Barack Obama e sua mulher Michelle. O ex-jogador de basquete Michael Jordan também é aguardado. Os espanhóis vão de Raul, atacante do Real Madrid, o rei Juan Carlos, além de dezenas de empresários. Yukio Hatoyama, primeiro-ministro japonês, também estará presente.

Tudo o que sabemos sobre:
OlimpíadaJogos OlímpicosRio 2016COI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.