PUBLICIDADE

Etapa no Havaí do mundial de surfe pode mudar de praia

Para a competição terminar na data estipulada, organizadores cogitam levar o evento para outro local nos Estados Unidos

Por Paulo Favero e ENVIADO ESPECIAL ao HAVAÍ
Atualização:

O atacante Alexandre Pato chegou ao Havaí a fim de reforçar a torcida para Gabriel Medina ganhar o título mundial, mas mais uma vez o Billabong Pipe Masters foi adiado por falta de boas condições de disputa. O prazo máximo estipulado para o encerramento da etapa é sábado, mas pelo livro de regras da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) existe a possibilidade de o evento ter seu período de disputa prolongado ou até ser cancelado - nesse caso, os competidores ganhariam os pontos equivalentes à fase em que estiverem no momento do cancelamento e Gabriel Medina seria declarado campeão. Mas a entidade descarta com veemência que possa adotar uma dessas duas alternativas. Em primeiro lugar porque muitos atletas já têm passagem de volta ao seu país de origem marcadas - Medina, por exemplo, tem entrevista coletiva marcada para um hotel no aeroporto de Cumbica às 17 horas de domingo - e a logística para alterar isso é muito complicada. Outro problema é que não é fácil “fechar” a praia de Pipeline, bastante requisitada pelos surfistas, por mais tempo do que o já previsto.

Medina, Pato e Fiorella sentaramna areia para conversar e em seguida forampara a casa onde o surfista está hospedado Foto: Marcio Fernandes/Estadão

Isso criaria um problema com o governo local e com os surfistas que vivem no Havaí e não estão na competição. Por isso, a única hipótese que está sendo cogitada é a mudança de praia, também prevista no regulamento, mas dentro do período de disputa. Aí o Pipe Masters iria para alguma praia vizinha. Os organizadores mostram-se otimistas quanto às chances de haver baterias amanhã, sexta e sábado. Especialistas indicam que a ondulação vai mudar de direção e isso ajudará na formação de ondas. Uma avaliação das condições do mar será feita hoje às 7h30 (15h30 no horário de Brasília), mas deve ser outro dia sem competição. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.