Giovana Moreira/Divulgação
Giovana Moreira/Divulgação

Etiene Medeiros leva o bi mundial nos 50m costas em piscina curta

Brasileira consegue superar a húngara Katinka Hosszu na prova

Estadão Conteúdo

10 de dezembro de 2016 | 23h00

A brasileira Etiene Medeiros conquistou neste sábado o bicampeonato da prova dos 50 metros costas no Mundial de Natação em Piscina Curta (25 metros), que está sendo realizado em Windsor, no Canadá, defendendo com êxito o título conquistado em 2014, em Doha, no Catar.

Com uma boa largada, Etiene garantiu a liderança desde o início da prova. Ela virou nos 25 metros em primeiro lugar e conseguiu sustentar a liderança até o final, tendo assegurado mesmo com a proximidade da húngara Katinka Hosszu, que garantiu a prata com 25s99.

"Essa mulher é muito forte, sempre surpreende. É muito legar estar competindo com ela", disse Etiene, em entrevista ao SporTV, destacando o peso de superar um dos maiores nomes da natação na final deste sábado. O pódio foi completado pela norte-americana Alexandra de Loof, com 26s14.

"Antes rola aquele friozinho, mas sempre tento me manter positiva. Não é fácil estar aqui e conquistar mais uma medalha. Estou muito feliz. Esse ano eu aceitei muita coisa, dor, felicidade, virei a página. É muito bom acabar esse ano com essa medalha", acrescentou Etiene.

Desde as eliminatórias, Etiene mostrou que era forte candidata a subir ao pódio em Windsor. Afinal, a brasileira avançou às semifinais com a terceira melhor marca entre as concorrentes. Depois, se garantiu na final com o melhor tempo, em série realizada na noite de sexta-feira.

E para se dedicar à final até abdicou de disputar as semifinais dos 50m livre, após avançar no início da tarde para esta etapa da competição. Agora a estratégia se comprovou acertada. "É uma decisão difícil. Se estivesse em outra fase, nadaria. Mas era um intervalo muito curto de tempo, tinha que tomar uma decisão e acreditar nela", comentou a brasileira.

A medalha conquistada por Etiene foi a segunda do Brasil nesta edição do Mundial de Piscina Curta. Anteriormente, ela própria, Felipe Lima, Nicholas Santos e Larissa Oliveira levaram a prata na prova do revezamento 4x50 metros medley, disputado por equipes mistas.

Etiene era a atual campeã mundial dos 50 metros costas, em título assegurado em 2014, quando também foi o ouro no 4x50 metros medley misto. Assim, passa a acumular quatro medalhas na história do Mundial de Piscina Curta, sendo três delas douradas. Além disso, no ano passado foi prata nos 50 metros costas no Mundial de Esportes Aquáticos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.