23 de setembro de 2012 | 03h07
O campeão olímpico dos 50 metros livre da Olimpíada de Londres, o francês Florence Manaudou, e o vice-campeão dos 100 metros livre, o australiano James Magnussen, serão, ao lado do brasileiro Bruno Fratus, as principais atrações do Desafio Embratel Raia Rápida, no complexo Júlio Delamare, no Rio. Será o primeiro encontro do trio desde os Jogos na Inglaterra. Cesar Cielo, ouro nos Jogos de Pequim e bronze nos 50 metros livre de Londres está fora do evento, tratando de um problema de tendinite nos joelhos.
Manaudou lamentou a ausência de Cielo no confronto, mas comemorou o fato de conhecer a sede da próxima edição dos Jogos. "Não existe melhor maneira de começar um novo ciclo olímpico do que em um torneio como este." Ele conta que já está se adaptando a sua nova realidade de campeão olímpico e não mais o irmão de Laure Manaudou, ouro em Atenas nos 400 m e campeã mundial. O atleta vai atuar pela equipe francesa ao lado do cunhado, Fred Bousquet, conhecido rival de Cielo.
Para Fratus, que vai nadar com Daniel Orzechowski, Felipe Lima e Gabriel Mangabeira também é um recomeço. O nadador ainda não decidiu se disputará o Mundial de Piscina Curta - marcado para dezembro, em Istambul - ou se abre mão para se dedicar exclusivamente ao Mundial de Natação de Barcelona, em julho do ano que vem. Enquanto define, prefere falar do confronto contra medalhistas olímpicos. "Acho que o positivo é a troca de experiências."
Fratus diz que fez uma análise de sua participação em Londres, onde ficou fora do pódio nos 50 m livre por centésimos. Já detectou onde terá de melhorar e estabeleceu novos objetivos os quais não quis revelar. "Fica entre mim e a minha equipe técnica."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.