Evento-teste do triatlo será realizado em agosto de 2015 no Rio

A elite da modalidade será dividida em 75 competidores por naipe em prova que não fará premiações em dinheiro

Estadão Conteúdo

28 de outubro de 2014 | 14h32

A Federação Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio/2016 vai acontecer em agosto do ano que vem, em Copacabana. A principal novidade é que, pelo que sugere o site da entidade, os atletas vão subir o morro do Cantagalo.

"O percurso está programado para atravessar a famosa praia de Copacabana, pela linha de restaurantes da Avenida Atlântica, com o percurso olímpico também subindo pelas ruas de bairros locais", diz a ITU. Região plana à beira do mar, Copacabana é cercada pelo Cantagalo, conjunto de favelas pacificadas que fica a poucos quarteirões da praia.

O evento-teste do triatlo, por permitir aos atletas o convívio com situações climáticas e geográficas da prova olímpica, vai reunir a elite da modalidade. A prova, que será realizada em 1º de agosto de 2015, terá a pontuação máxima para o ranking olímpico, contando com 75 competidores em cada naipe.

Por ser um evento ligado ao COI, porém, não há premiação em dinheiro - o olimpismo, por princípio, é amador. Da mesma forma, a prova não vai contar pontos para os rankings do Circuito Mundial do Triatlo. Em 2 de agosto, no mesmo percurso, vai acontecer o evento-teste do paratriatlo.

Em 2016, caso não consiga classificar atletas pelos critérios válidos para todas as nações, o Brasil terá direito a um homem e uma mulher no triatlo por ser país-sede. Caso obtenha a vaga esportivamente, perderá o convite.

Tudo o que sabemos sobre:
triatloevento-testeRio-2016

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.