Everton Lopes estreia com vitória no Mundial de Boxe

Brasileiro volta a lutar na segunda-feira, contra o alemão Artem Harutyunyan, pelas oitavas de final

AE, Agência Estado

18 de outubro de 2013 | 09h13

ALMATY - Campeão do mundo em 2011, Everton Lopes estreou com vitória no Mundial de Boxe de Almaty, nesta sexta-feira, no Casaquistão. O boxeador brasileiro da categoria meio-médio ligeiro ficou de bye na primeira rodada e não teve problemas na sua primeira luta, vencendo por pontos Louis Colin, de Miramar. No único confronto envolvendo brasileiros nesta sexta-feira em Almaty, Lopes mostrou por quê é o primeiro cabeça de chave do Mundial e atropelou Colins, vencendo os três rounds por decisão unânime dos árbitros. Agora ele volta a lutar na segunda-feira, contra o alemão Artem Harutyunyan, pelas oitavas de final.

Nesta sexta-feira, três brasileiros sobem aos ringues. Medalhista de prata nos Jogos de Londres/2012, Esquiva Falcão estreia nos pesos médio contra Vitali Bandarenka, da Bielo-Rússia. Assim como Everton, ele é o primeiro favorito ao título.Robenilson de Jesus faz sua primeira luta no peso galo diante de Reda Benbaziz, da Argélia. Já o mosca-ligeiro Patrick Lourenço encara Tanes Ongjunta, da Tailândia. Dos oito brasileiros que foram a Almaty, seis ficaram de bye na primeira rodada. Os únicos que não foram privilegiados foram Julião Neto, eliminado por Hamza Touba (Alemanha), na segunda-feira, e Juan Nogueira, que passou por Ainar Karlson da Estônia, no mesmo dia.

A partir desta temporada, a pontuação do boxe amador segue o padrão do boxe profissional, com os juízes dando pontos por round. Antes a contagem levava em consideração apenas o número de golpes aplicados na cabeça. Este também é o primeiro Mundial com os atletas lutando sem proteção na cabeça. Das 24 lutas desta quinta-feira, porém, só duas terminaram por nocaute.

Tudo o que sabemos sobre:
boxeMundial de BoxeEverton Lopes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.