Ex-campeã olímpica é eleita vice-presidente do COI

LONDRES - A ex-campeã olímpica dos 400 metros com barreiras Nawal El Moutawakel, do Marrocos, tornou-se nesta quinta-feira a primeira mulher muçulmana a ser eleita para a vice-presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Além dela, também o britânico Craig Reedie foi escolhido em assembleia da entidade para ser vice-presidente.

AE, Agência Estado

26 de julho de 2012 | 06h37

El Moutawakel, que há quatro anos se tornou a primeira mulher muçulmana a fazer parte do comitê executivo do COI, agora é a primeira a se tornar vice-presidente, num mandato de dois anos, que a faz, assim, deixar uma das 15 cadeiras no comitê.

A marroquina, a primeira mulher muçulmana a vencer uma medalha olímpica ao faturar o ouro nos 400m com barreiras nos Jogos de Los Angeles/1984, recebeu 81 votos a favor e 10 contra na eleição desta quinta. Reedie, ex-presidente da Confederação Internacional de Badminton, teve 85 votos favoráveis e quatro contra.

Na assembleia também foram definidos os novos membros do comitê executivo e os destaques da nova lista são o espanhol Juan Antonio Samaranch Jr., líder da organização dos Jogos de Barcelona/1992 e o ucraniano Sergei Bubka, ex-campeão mundial do salto do vara. Além deles, foram eleitos C. K. Wu (Taiwan), Patrick Hickey (Irlanda), Claudia Bokel (Alemanha) e Willy Kaltschmitt (Guatemala).

Tudo o que sabemos sobre:
OlimpíadaCOI

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.