Marcelo Ferrelli/CBAT
Marcelo Ferrelli/CBAT

Ex-jogador de futebol, marchador Caio Bonfim consegue índice para Londres

Caio é o primeiro atleta a conseguir índice olímpico na disputa do Troféu Brasil de Atletismo

Amanda Romanelli, estadão.com.br

29 de junho de 2012 | 10h50

SÃO PAULO - Caio Oliveira de Sena Bonfim é o primeiro atleta a conseguir índice olímpico na disputa do Troféu Brasil de Atletismo - a competição nacional é a última chance de se obter vagas para os Jogos de Londres.

O brasiliense de 21 anos disputará os 20 km da marcha atlética na capital inglesa, após vencer a prova disputada no circuito de rua em Barueri (SP) em 1h21min36, marca 26 segundos abaixo do índice. Esse também é o melhor tempo da vida de Caio na distância, que tinha como recorde pessoal a marca de 1h22min05, obtida em Saransk (Rússia).

A carreira de Caio no esporte, contudo, não começou na marcha. O atleta foi jogador de futebol até 2007, e chegou a atuar pelo time juvenil do Brasiliense. Mas a falta de chances nos gramados abriu espaço para a modalidade do atletismo que aprendeu em casa. Seu pai, João Sena, é técnico de marcha e hoje o orienta. Sua mãe, Gianetti Bonfim, também foi marchadora. "No atletismo, conheci países, ganhei dinheiro. O futebol me dava, no máximo, vale-transporte", disse o garoto, em 2011, em entrevista ao Estado.

Caio está apenas em seu segundo ano como adulto. Na estreia, ano passado, conseguiu a vaga para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, onde ficou com a 22ª colocação - antes da disputa, chegou a ter o 4º melhor tempo do mundo. No Pan de Guadalajara, foi desclassificado nos últimos 50 metros de prova, quando ocupava a 8ª posição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.