Tiago Queiroz/AE
Tiago Queiroz/AE

Fabiana Murer é acordada por antidoping no primeiro dia na Vila

Uma das brasileiras mais cotadas a vencer medalha, saltadora está acostumada com o 'exame surpresa'

AMANDA ROMANELLI, Agência Estado

31 de julho de 2012 | 09h35

LONDRES - Campeã mundial do salto com vara, a brasileira Fabiana Murer chegou em Londres no fim da tarde da segunda-feira e foi direto para a Vila Olímpica. E sua primeira manhã na sede dos Jogos começou de maneira inusitada: com os oficiais antidoping batendo à porta do prédio brasileiro.

"É um exame surpresa. Eles apareceram na porta e nem falam quem estão procurando. Todos os atletas precisam sair dos quartos, mostrar a credencial e aí sim dizem quem é o escolhido", afirmou a saltadora. "Faço parte de um programa em que tenho que informar todos os meus passos, dizer onde eu estou. Quando sou acordada logo cedo, já sei que é o antidoping", brincou.

Fabiana passou quase dois meses treinando em Fórmia, na Itália. Há pouco mais de uma semana, competiu na etapa de Mônaco da Diamond League, onde saltou apenas 4,54 metros e ficou em quinto lugar. Mas a brasileira se mostra confiante com o seu longo ciclo de preparação, no qual abriu mão das competições em pista fechada.

"Esta é uma competição diferente, é uma Olimpíada, e todas as minha escolhas foram feitas pensando nisso. Acho que foi válido não ir para o indoor."

Nos próximos dias, Fabiana não fará treinos de saltos e, preocupada com o clima instável de Londres, trouxe nove varas para a competição. A variedade se justifica pela imprevisibilidade do ambiente no dia da prova - ela disputa a qualificação, no dia 4 de agosto, a partir das 6h20 (de Brasília).

"Eu já competi muito em Londres e peguei o tempo aqui de todas as maneiras possíveis. Então trouxe muitas varas porque vou poder adaptar o salto e competir tranquilamente."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.