Wagner do Carmo/CBAt
Wagner do Carmo/CBAt

Fabiana Murer quebra recorde sul-americano do salto com vara

Recorde indoor do salto com vara anterior era da própria brasileira, que datava de fevereiro de 2010, em Birmingham, na Inglaterra

Estadão Conteúdo

08 de fevereiro de 2015 | 14h49

A brasileira Fabiana Murer estabeleceu o novo recorde sul-americano indoor no salto com vara logo na sua terceira competição em 2015. No último sábado, ela venceu a disputa no Meeting Top Perche, em Nevers, na França, ao marcar 4,83 metros, também registrando o melhor resultado da disputa do salto com vara nesta temporada. E o seu resultado foi comemorado pelo técnico Elson Miranda.

"Nossa, estamos muito felizes. Estávamos precisando desse resultado. E foi muito bom. Nem no ano passado, ela havia saltado 4,80 m na temporada indoor. A competição aqui teve as duas melhores marcas do ano no mundo, com ela e o Lavillenie", disse o treinador, lembrando que a prova masculina do salto com vara em Nevers também registrou a melhor marca do ano, os 6,01 metros do francês Renaud Lavillenie, o recordista mundial da disputa, em competição que também contou com as presenças dos brasileiros Augusto Dutra, que saltou 5,40 metros e Fábio Gomes da Silva, que zerou.

O recorde sul-americano do salto com vara indoor era da própria Murer, com 4,82 metros, registrado em 20 de fevereiro de 2010, em Birmingham, na Inglaterra.

No último sábado, a brasileira teve participação quase perfeita, superando as marcas de 4,40m, 4,50m, 4,58m, 4,70m e 4,83m sempre na primeira tentativa. Após bater o recorde sul-americano, Murer tentou superar três vezes a marca de 4,90 metros, mas não teve sucesso.

E a brasileira venceu a disputa com folga, pois a francesa Marion Fiack, com 4,50 metros, ficou em segundo lugar, enquanto Marion Lotout, também atleta da casa, foi a terceira colocada, com 4,40 metros.

O XL Galan, em Estocolmo, na Suécia (em 19 de fevereiro) e o Sainsbury''s Birmingham Indoor Grand Prix, em Birmingham, na Inglaterra (no dia 21), completam o calendário de provas em pista coberta de Fabiana Murer, que se prepara para algumas das principais competições da temporada, como os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá, e o Mundial de Atletismo em Pequim, em agosto, na China.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.