Reinhold Matay/AP
Reinhold Matay/AP

Fato raro marca rodada da Liga Americana da MLB

Tampa Bay Rays erra na escalação e seu arremessador joga como rebatedor contra os Indians

Redação,

18 de maio de 2009 | 16h37

Um erro grotesco da comissão técnica do Tampa Bay Rays fez com que algo raro acontecesse numa partida da MLB entre times da Liga Americana: um arremessador rebater durante a partida. Na vitória do time de Tampa por 7 a 5 diante do Cleveland Indians, no domingo, o arremessador Andy Sonnanstine teve de ir para o bastão e se deu bem, com uma rebatida válida que impulsionou uma corrida.

Sonnanstine teve de rebater na terceira posição do time de Tampa por causa de um erro de digitação. A comissão técnica listou Ben Zobrist e Evan Longoria na terceira base. Longoria, no entanto, era para ser o rebatedor designado. Depois de uma longa conversa entre os técnicos dos dois times e o árbitro principal do jogo, que estava na primeira entrada, Longoria teve de ser cortado, sobrando uma posição na lista de rebatedores, preenchida pelo arremessador.

"Eu sabia que havia algo errado, mas não sabia ao certo do que se tratava", disse Sonnanstine, que concluiu: "Eles [comissão técnica] me disseram que eu tinha de rebater, e eu os corrigi, dizendo que 'eu rebateria'. Eu peguei esse erro como uma oportunidade para mim."

A última vez que um arremessador num jogo entre times da Liga Americana havia participado de uma partida como rebatedor foi no dia 6 de julho de 2007, com Matt Garza - que hoje joga pelos Rays - pelo Minnesota Twins diante do Chicago White Sox. Curiosamente a última fez que um arremessador começou uma partida como rebatedor na Liga Americana foi justamente entre Chicago White Sox e Minnesota Twins, no dia 23 de setembro de 1976, quando Ken Brett rebateu pelo time de Chicago.

A REGRA

O rebatedor designado participa apenas da parte ofensiva da equipe, rebatendo no lugar do arremessador, e só existe na Liga Americana, que adotou tal medida a partir da temporada de 1973.

A Liga Nacional não usa tal regra e, assim, todos os arremessadores são obrigados a rebater nos jogos em que jogam como titulares.

Confira os resultados da MLB:

Liga Americana

New York Yankees 3 x 2 Minnesota Twins

Toronto Blue Jays 8 x 2 Chicago White Sox

Texas Rangers 3 x 0 Los Angeles Angels

Tampa Bay Rays 7 x 5 Cleveland Indians

Detroit Tigers 11 x 7 Oakland Athletics

Kansas City Royals 7 x 4 Baltimore Orioles

Seattle Mariners 3 x 2 Boston Red Sox

Liga Nacional

Washington Nationals 6 x 8 Philadelphia Phillies

Pittsburg Pirates 11 x 4 Colorado Rockies

Los Angeles Dodgers 12 x 5 Florida Marlins

Atlanta Braves x Arizona Diamondbacks (adiado)

St. Louis Cardinals 2 x 8 Milwaukee Brewers

Chicago Cubs 5 x 6 Houston Astros

San Diego Padres 3 x 1 Cincinnati Reds

San Francisco Giants 2 x 0 New York Mets

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.