Dimtry Lovetsky/AP
Dimtry Lovetsky/AP

Fernando Aranha faz história e é 15.º na estreia da Paralimpíada em Sochi

Brasileiro se torna o primeiro atleta do país a disputar uma Paralimpíada de Inverno

AE, Agência Estado

09 de março de 2014 | 11h17

SOCHI - O esquiador Fernando Aranha fez história neste domingo ao se tornar o primeiro atleta brasileiro a participar de uma competição na história da Paralimpíada de Inverno. Em Sochi, ele disputou a prova do esqui cross-country de 15 quilômetros e terminou a competição na Rússia na 15ª colocação entre 21 competidores. Fernando Aranha marcou o tempo de 49min31s4, sendo quase nove minutos mais lento que o vencedor da prova, o russo Roman Petushkov, com 40min51s6.

Outros dois atletas da Rússia subiram ao pódio em Sochi. Irek Zaripov conquistou a medalha de prata, com 41min55s1, e Aleksandr Davidovich faturou o bronze, com 42min08s6. O brasileiro ficou satisfeito com o seu desempenho ao superar dois atletas italianos, dois canadenses e dois norte-americanos na classificação geral. "A prova foi sofrida, mas muito divertida. Cai umas cinco, seis vezes no percurso, mas o ritmo estava bom. O tempo estava quente, gostoso", contou Aranha.

"Também gostei da posição em que larguei. Tinha gente para eu correr atrás, e tinha gente na minha cola. Ou seja, tive muita motivação para buscar meu melhor resultado." Ele também agradeceu o apoio recebido do torcedor russo. "A ficha caía toda vez em que via as pessoas gritando. Era fantástico. Comecei a sentir o peso de um evento dessa magnitude. Estou me sentindo muito feliz", comentou.

"Eu sempre vou querer mais uma volta para conseguir alcançar o atleta da frente. Consegui passar um na última volta e pensei: uma meta atingida", completou. Além da prova deste domingo, Fernando Aranha ainda vai participar de duas outras em Sochi. Na próxima quarta-feira, o brasileiro competirá no sprint de 1 quilômetro. Depois, no próximo domingo, encerra a sua participação em Sochi na disputa dos 10 quilômetros do esqui cross-country. O Brasil terá outro atleta participando nos Jogos Paralímpicos de Sochi. Será Andre Cintra, que competirá no snowboard.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.