Matt Dunbar/WSL
Matt Dunbar/WSL

WSL: Filipinho está na semifinal em Bells Beach e assume liderança do mundial do surfe

Brasileiro elimina havaiano John John Florence após se destacar com excelente manobra logo no início da bateria, alcançando 9.63 de nota; Italo Ferreira e Miguel Pupo são eliminados

Redação, Estadão Conteúdo

16 de abril de 2022 | 12h21

Filipe Toledo, o FIlipinho, já está nas semifinais da etapa de Bells Beach, na Austrália. O brasileiro se classificou neste sábado após eliminar o havaiano John John Florence com excelente manobra para nota 9.63 logo de cara e assumiu a liderança do Mundial de Surfe (WSL). Italo Ferreira e Miguel Pupo foram eliminados nas quartas de final.

No dia de seu aniversário de 27 anos, o surfista paulista deu mais um passo a caminho da primeira vitória de uma etapa da WSL na temporada. Ele avançou com 16.40 contra 14.76 do bicampeão mundial John John Florence e terá o australiano Ethan Ewing pela frente.

"Acredito que foi um presente de aniversário de Deus, tenho certeza. Estava orando antes da bateria começar e a primeira onda boa veio para mim, então todas as orações foram atendidas. Quando você começa a bateria com uma onda boa, tem de fazer logo a segunda nota, especialmente contra alguém como o John John. Estou muito feliz em ganhar dele e eu amo vir para Bells", afirmou Filipinho. "Um momento especial, estou sem minha família aqui, mas amo vocês e isso significa muito para mim", se emocionou.

O triunfo do brasileiro, que agora disputa o título com três australianos, veio com sentimento de revanche. "Ele vinha sendo o destaque do evento e é sempre bom ganhar de alguém como ele. Ainda mais aqui em Bells, onde ele me venceu naquela final de 2019", lembrou Filipinho. "Na minha opinião, a bateria dele com o João (Chianca) dias atrás, foi a bateria do ano. Você nunca sabe o que vai acontecer na próxima onda dele. Mas, o mar hoje está mais complicado de surfar, bem balançado, então sabia que seria mais difícil ele tirar um 7,9 pra me vencer. E eu só queria ter mais uma nota pra somar com o nove da primeira e garantir o primeiro lugar. Estou feliz que deu certo e eu segui para as semifinais."

Italo Ferreira foi eliminado por dois décimos em batalha com Jack Robinson (14.00 a 13.80) e reclamou muito em suas redes sociais. A nota 6.70 da última onda parece ter desagradado o campeão olímpico. "Eu sei perder, mas vai tomar no c...", desabafou em seu twitter.

Já Pupo caiu diante de Callum Robson também em disputa acirrada. O surfista local fez 13.54 diante de 13.00 do brasileiro. As semifinais devem ocorrer na noite deste sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.