Fim de campeonato, carros aposentados

Nenhum dos 22 modelos usados neste ano estará em Interlagos em 2008

Martín Fernandez, O Estadao de S.Paulo

22 de outubro de 2007 | 00h00

O GP do Brasil foi a última chance que o público teve de ver os 22 carros de Fórmula 1 de 2007 em ação. Com o fim da temporada, terminam também testes, experiências e mudanças. No próxima corrida em Interlagos, daqui a um ano, os modelos serão outros. Os carros que empolgaram 120 mil pessoas durante o final de semana em São Paulo terão destinos diferentes. Alguns vão tornar-se peças de museu, outros serão vendidos ou virarão atração em apresentações. Há ainda aqueles ''''depenados'''', que terão peças reaproveitadas.A equipe Red Bull Racing, por exemplo, já tem definido o que fará com os cinco carros que usou na temporada: dois servirão para testes, outro será desmontado e terá peças reutilizadas, dois ficarão para shows.Hoje mesmo, a Toyota levará de volta para a fábrica de Colônia, na Alemanha, os sete carros que usou em 2007. Lá, serão desmontados - alguns componentes vão para análise e outros, para reutilização. Partes dos carros também serão doadas para instituições de caridade, que por sua vez as leiloarão. Dois modelos serão utilizados em shows e apresentações.A Williams os leva de volta para a fábrica, mas a partir daí o destino é diferente: alguns vão de presente para patrocinadores, outros são vendidos, o resto é desmontado para avaliação.A Renault usa dois de seus carros para apresentações, além de tirar peça dos demais para servir de reposição. A equipe francesa, em 2005, presenteou o piloto Fernando Alonso, campeão naquele ano, com o carro do título. ''''Mas foi só porque se tratava de ano especial, um título importante. Não é praxe'''', informa. A Ferrari divide suas ''''máquinas'''' entre o museu, em Maranello, na Itália, e criterioso esquema de vendas.USADOSNa Europa, existe aquecido mercado de carros usados de F-1. No site www.classic driver.com, por exemplo, há dezenas de modelos à venda. A Ferrari Turbo utilizada por Michele Alboretto e Stefan Johansson na temporada de 1986 pode ser adquirida por 200 mil libras (ou R$ 740 mil). Muitos deles vão parar no Festival de Goodwood, evento anual que reúne modelos clássicos e atuais num autódromo a 100 quilômetros de Londres.O apresentador de televisão Otávio Mesquita comprou um desses: a Jordan com a qual Giancarlo Fisichella venceu o Grande Prêmio do Brasil de 2003. Não revela o preço, mas um modelo como o dele custa em torno de 300 mil euros (ou R$ 770 mil). ''''Comprei em Londres, de um engenheiro que trabalhava com o Eddie Jordan'''', conta Mesquita, enquanto circula pelo paddock de Interlagos. ''''Eu sou o único no Brasil a ter um destes'''', gaba-se. O modelo está pendurado na parede da casa do apresentador.

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