Rafael Ribeiro/CBF
Rafael Ribeiro/CBF

Fim do Brasileirão e natação são destaques do fim de semana

Rodada final do torneio nacional define, entre outras coisas, as equipes que serão rebaixadas para a Série B; NBA e NFL 'fervem'

O Estado de S. Paulo

05 de dezembro de 2014 | 11h08

Chegou a hora. O Campeonato Brasileiro finalmente chega ao fim e muita emoção está reservada para a rodada final. Apesar de o campeão já ser conhecido há algum tempo, outras coisas importantes ainda estão em jogo no torneio. Na parte de cima da tabela, Internacional e Corinthians, já garantidos na Libertadores do ano que vem, ainda disputam quem termina o campeonato na terceira colocação, garantindo a passagem direta para a fase de grupos da competição continental. Neste fim de semana, as equipes enfrentam, respectivamente, Figueirense e Criciúma. Se os dois tiverem resultados iguais, o time gaúcho fica à frente.

No outro extremo da classificação, a disputa é ainda mais intensa e chega a ser desesperadora, com três times lutando por apenas uma vaga na Série A em 2015. O Palmeiras, atual 16º colocado, com 39 pontos, precisa "apenas" vencer o Atlético-PR para escapar de mais um rebaixamento. O Vitória, um ponto atrás, precisa de um tropeço do alviverde e dos três pontos contra o Santos. Já o Bahia é quem vive situação mais complicada e, além de necessitar da vitória contra o Coritiba, ainda torce para tropeços dos dois rivais.

Outro jogo de destaque da 38ª rodada será entre Cruzeiro e Fluminense. Campeão com duas rodadas de antecipação, o time mineiro finalmente erguerá a taça do bicampeonato brasileiro e fará a festa com a sua torcida.

38ª RODADA
SÁBADO
Corinthians x Criciúma - 16h30
Figueirense x Inter - 16h30

DOMINGO
Botafogo - Atlético-MG - 17h
Sport x São Paulo - 17h
Palmeiras x Atlético-PR - 17h
Coritiba x Bahia - 17h
Cruzeiro x Fluminense - 17h
Vitória x Santos - 17h
Grêmio x Flamengo - 17h
Goiás x Chapecoense - 17h

FUTEBOL INTERNACIONAL
INGLATERRA
O Chelsea continua com boa vantagem no Campeonato Inglês e, para manter a soberania na ponta da tabela, neste sábado enfrenta o Newcastle fora de casa. No mesmo dia, o vice-líder Manchester City tem um difícil teste contra o Everton. Arsenal e Liverpool, que ainda tentam se encontrar na temporada, enfrentam Stoke e Sunderland, respectivamente. Já na segunda-feira, o grande jogo da rodada, entre Southampton e Manchester United, atuais terceiro e quarto colocados e separados por apenas um ponto.

ESPANHA
Os três grandes times espanhóis já começam a abrir vantagem na ponta do campeonato. E para se manterem na briga, as equipes têm mais uma rodada com importantes testes. Líder, com 33 pontos e 17 vitórias consecutivas na temporada, o Real Madrid encara o Celta. Dois pontos atrás, o Barcelona conta com um tropeço dos merengues e a vitória contra o rival Espanyol para assumir a ponta da tabela. Já o Atlético de Madrid encara o Elche. Quarto colocado, o Sevilla joga contra o Rayo Vallecano.

ITÁLIA
Já sabendo do resultado da líder Juventus, a Roma tenta se aproximar da liderança do Campeonato Italiano. A equipe da capital encara o Sassuolo neste sábado e espera terminar a rodada com 34 pontos. No domingo, outros jogos que chama atenção são entre Napoli e Empoli, Genoa e Milan, além do confronto entre Inter e Udinese, separados por apenas um ponto na tabela.

OUTROS CAMPEONATOS
A rodada é de clássico no Campeonato Alemão. Líder disparado e ainda invicto na temporada, o Bayern de Munique joga dentro de casa contra o Bayer Leverkusen, atual terceiro colocado. Vice-líder, o Wolfsburg enfrenta o Hannover. Em recuperação, o Stuttgart desafia o Schalke 04.

Na França, o Paris Saint-Germain tem mais uma chance de assumir a liderança no duelo com o Nantes. Já o Olympique de Marselha, um ponto à frente dos parisienses, joga dentro de casa contra o Metz.

JOGOS DA TV
SÁBADO
Newcastle x Chelsea - 10h45 - ESPN Brasil
Liverpool x Sunderland - 13h - ESPN
Stoke x Arsenal - 13h - ESPN Brasil
QPR x Burnley - 13h - FOX Sports
Elche x Atlético de Madrid - 13h - ESPN+
Roma x Sassuolo - 15h - FOX Sports 2
Manchester City x Everton - 15h30 - ESPN Brasil e FOX Sports
Bayern de Munique x Bayer Leverkusen - 15h30 - ESPN
Torino x Palermo - 17h45 - FOX Sports 2
Ajax x Willen II - 17h45 - ESPN+

DOMINGO
Napoli x Empoli - 9h25 - FOX Sports
Evian x Lyon - 11h - ESPN Brasil
West Ham x Swansea - 11h30 - FOX Sports
Genoa x Milan - 12h - FOX Sports 2
Hamburgo x Mainz 05 - 12h30 - ESPN
Inter x Udinese - 17h45 - FOX Sports 2

LUTAS
O fim de semana é de decisões no UFC, com direito a duas disputas por cinturão. Anthony Pettis, atual campeão entre os leves, será desafiado por Gilbert Melandez, enquanto Johny Hendricks, detentor do cinturão entre os meio-médios, luta contra Robbie Lawler. O evento será realizado na noite de sábado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

NATAÇÃO
O Mundial de natação não poderia ter começado melhor para o Brasil, com inúmeras medalhas, recordes e muita festa. E durante o fim de semana, as grandes estrelas brasileiras, como Cesar Cielo, Felipe França e Etiene Medeiros, entre outros, voltam a entrar na piscina para defender as cores do Brasil em Doha. A competição está sendo transmitida pelo SporTV 2.


JUDÔ
Outra competição importante para o esporte brasileiro é o Grand Slam de Judô, que está sendo sediado em Tóquio. Os melhores judocas do país, como Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Sarah Menezes, participam da competição. A última, inclusive, já conquistou uma medalha para o Brasil na sexta-feira.

BASQUETE
A temporada da NBA começa a esquentar e os favoritos já começam a se sobressair. No sábado, o jogo de maior destaque é entre o Chicago Bulls, um dos melhores times do Leste, contra o Golden State Warriors, que soma 11 vitórias seguidas e possui a melhor campanha da liga até o momento. No domingo, o destaque é o confronto entre os rivais Boston Celtics e Washington Wizards, que marcará mais um reencontro de Paul Pierce com sua antiga torcida. Já o instável Los Angeles Lakers aposta mais uma vez em Kobe Bryant para superar o New Orleans Pelicans, de Anthony Davis.

FUTEBOL AMERICANO
Está chegando a hora da decisão na temporada 2013/2014 da NFL. Há poucas semanas do dim do ano regular, a disputa por vagas nos playoffs é intensa. Neste domingo, o Kansas City Chiefs, do brasileiro Cairo Santos, encara o Arizona Cardinals, um dos times de melhor campanha em toda a liga, enquanto San Francisco 49ers e Oakland Raiders fazem o clássico californiano da rodada. No jogo da noite, o New England Patriots, de Tom Brady, encara o San Diego Chargers, que busca classificação. A ESPN e o Esporte Interativo fazem a cobertura da rodada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.