Fina invalida recorde de Alain Bernard nos 100 m livre

Marca alcançada no último campeonato nacional foi obtida com um maiô não homologado pela entidade

AE, Agencia Estado

22 de junho de 2009 | 12h31

Charles Platiau/Reuters

Alain Bernard e o maiô não homologado pela Fina na largada da prova em que bateu o recorde mundial

PARIS - A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta segunda-feira que a marca de 46s94, obtida pelo francês Alain Bernard nos 100 metros livre, não será considerada recorde mundial. A entidade afirma que o nadador conseguiu o tempo com um maiô que não foi homologado - nesta segunda, 186 vestimentas foram aprovadas pela federação.

Bernard alcançou a marca na semifinal do Campeonato Francês, no dia 23 de abril. Ele foi o primeiro nadador a cumprir a prova abaixo de 47 segundos. Com a invalidação do recorde do francês, o australiano Eamon Sullivan continua como recordista, com os 47s05 obtidos na semifinal da Olimpíada de Pequim.

Nos 50 metros livre, o também francês Frederick Bousquet não teve sua marca de 20s94 homologada. Mas como seu maiô, o Jaked 01, foi aprovado pela Fina, ele deve ser confirmado como recordista em breve.

A federação afirmou que aguarda apenas os resultados de exames antidoping de Bousquet para validar o recorde. Por enquanto, o dono da melhor marca mundial, de acordo com a Fina, ainda é o australiano Eamon Sullivan, que nadou em 21s28 na seletiva olímpica de seu país, em março de 2008.

BRASIL

Já o recorde mundial do brasileiro Felipe França nos 50 metros peito ainda não foi confirmado pela Fina. Ele conseguiu um tempo de 26s86 na prova, baixando a antiga marca de 27s06 que pertencia ao sul-africano Cameron Van der Burgh. Segundo a Fina, resta saber o resultado do antidoping para confirmar a marca do nadador.

O recorde mundial do brasileiro, de 21 anos, é o primeiro estabelecido por um nadador do país em piscina longa desde Ricardo Prado, nos 400 m livre, em 1982.

A Fina não homologou seis dos recordes conseguidos este ano porque foram obtidos com modelos que não fazem parte da lista de trajes permitidos.

(Atualizado às 16h26)

Tudo o que sabemos sobre:
nataçãoFinaAlain Bernard100 m livre

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.