Fina suspende Daynara de Paula por 6 meses por doping

A Federação Internacional da Natação (Fina) anunciou nesta quinta-feira a suspensão da nadadora Daynara de Paula por seis meses, por uso de substância proibida. A brasileira foi flagrada em exame antidoping durante os Jogos Sul-Americanos de Medellín, em março.

AE, Agência Estado

26 Agosto 2010 | 23h27

Na ocasião, foi detectada a presença da substância diurética furosemida, utilizada pelos atletas para perder peso. O medicamento também pode mascarar o uso de outras substâncias proibidas. Os dois testes realizados em março confirmaram a presença de furosemida na atleta.

Em nota, a Fina entendeu que Daynara, de 20 anos, ingeriu a substância por acaso, sem a intenção de melhorar a sua performance na piscina. Contudo, a entidade impôs a suspensão que começa a contar a partir do dia 20 deste mês.

Uma das promessas da natação brasileira, Daynara participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e do Mundial de Roma, em 2009. Neste ano, ela ficou de fora do Pan-Pacífico na semana passada, mas chegou a disputar o Troféu Maria Lenk, em Santos, no início de maio, um pouco depois do anúncio dos exames positivos, no fim de abril.

Mais conteúdo sobre:
nataçãoDaynara de Pauladoping

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.