Chema Moya/EFE
Chema Moya/EFE

Final do Mundial e UFC são as grandes atrações do fim de semana

Real Madrid tenta consagrar ano fantástico que teve em decisão com o San Lorenzo; rodada europeia terá grandes clássicos

O Estado de S. Paulo

19 de dezembro de 2014 | 11h40

O ano está acabando, o clima para a maioria da população é de férias e comemorações, mas o esporte não para em todo o mundo. Neste fim de semana, destaque para a final do Mundial de Clubes da Fifa, a rodada do futebol internacional, além do UFC em Barueri e toda a emoção da NBA e também da NFL.

MUNDIAL DE CLUBES
Deu a lógica no Mundial de Clubes e o poderoso Real Madrid, que goleou o Cruz Azul por 4 a 0 na semifinal, enfrentará o San Lorenzo, campeão da Libertadores da América, mas que sofreu bastante para superar o Auckland City, da Nova Zelândia. Agora, a missão do clube argentino é encerrar a incrível série de 21 vitórias consecutivas dos espanhóis, comandados pela grande fase de Cristiano Ronaldo, favorito a ser eleito mais uma vez o melhor jogador do mundo. A partida está marcada para o sábado, 17h30, com transmissão do SporTV e da FOX Sports.

FUTEBOL INTERNACIONAL

INGLATERRA
Podemos dizer que voltamos a ter uma disputa no Campeonato Inglês e o fim de ano será de bastante emoção. Nesta rodada, o vice-líder Manchester City tenta se aproximar ainda mais do Chelsea no duelo com o Crystal Palace. Com uma boa sequência de resultados, o outro time de Manchester, o United, encara o Aston Villa fora de casa. Liverpool e Arsenal fazem o clássico da rodada, durante a tarde de domingo.

ESPANHA
Com o líder Real Madrid concentrado na disputa do Mundial de Clubes, os seus principais perseguidores têm a chance de se aproximar da ponta do Campeonato Espanhol. Atual vice-líder, o Barcelona contará com o recuperado Neymar neste sábado para enfrentar o Córdoba. No domingo, o Atlético de Madrid faz difícil teste com o Athletic Bilbao. Quarto colocado, o Sevilla descansa na rodada.

ITÁLIA
O fim de semana é de clássicos no Campeonato Italiano, com a vice-líder Roma mais uma vez tentando se aproximar da Juventus no duelo com o Milan, apenas o 7º colocado na tabela. Um dia depois, domingo, a Inter de Milão, que também faz campanha bem abaixo do esperado, enfrentando a Lazio, atual terceira colocada.

OUTROS CAMPEONATOS
A situação do Borussia Dortmund continua preocupante. Atualmente na 16ª colocação do Campeonato Alemão, a equipe faz o "clássico dos desesperados" com o Werder Bremen, lanterna. No outro extremo da tabela, o Wolfsburg, vice-líder, enfrenta o Colônia para tentar diminuir um pouco a diferença para o Bayern de Munique, que já se aproxima de mais um título.

Na França, após os tropeços na última rodada, Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha tentam a recuperação e encerrar o ano bem. Enquanto a equipe da capital joga em casa contra o Montpellier, o time comandado por Marcelo Bielsa encara o Lille. Separados por cinco pontos, Bordeaux e Lyon fazem o clássico da rodada.

JOGOS DA TV
SÁBADO
Manchester City x Crystal Palace - 10h45 - ESPN Brasil
Tottenham x Burnley - 13h - ESPN
Aston Villa x Manchester United - 13h - FOX Sports
Southampton x Everton - 13h - FOX Sports 2
Barcelona x Córdoba - 13h - ESPN Brasil
Hull City x Swansea - 15h - FOX Sports 2
Sassuolo x Cesena - 15h - FOX Sports

Metz x Monaco - 17h - ESPN Brasil

Roma x Milan - 17h45 - FOX Sports 2

DOMINGO
Verona x Chievo - 9h25 - FOX Sports
Newcastle x Sunderland -11h30 - ESPN Brasil
Torino x Genoa - 12h - FOX Sports 2
Liverpool x Arsenal - 14h - FOX Sports
Granada x Getafe - 14h - ESPN
Inter x Lazio - 17h45 - FOX Sports 2

UFC
O Brasil vai ser palco de mais uma edição do UFC. Neste sábado, Barueri recebe o evento, estrelado por Lyoto Machida, que enfrenta o norte-americano CB Dollaway pelos pesos médios. Outro brasileiro que volta ao tatame em busca de lutar pelo cinturão é Renan Barão. Pelo peso galo, o potiguar encara Mitch Gagnon. Além deles, Antônio Carlos "Cara de Sapato" Júnior, Erick Silva, Elias Silvério e Daniel Sarafian também lutarão nesta edição, que vai ocorrer no Ginásio José Corrêa.

BASQUETE
A temporada está quente na NBA e o fim de semana é de mais alguns grandes jogos. No sábado, destaque para o clássico texano entre o reforçado Dallas Mavericks contra o San Antonio Spurs, campeão da liga. Outro jogo que merece atenção é entre Houston Rockets e Atlanta Hawks, dois dos times de melhor campanha até o momento. No domingo, o principal confronto acontece em Cleveland, onde os Cavaliers, de LeBron James, Kevin Love e Kirie Irving encaram o Memphis Grizzlies, time sensação do momento. Mais tarde, a rivalidade toma conta dos confrontos entre Sacramento Kings e Los Angeles Lakers e também Miami Heat e Boston Celtics.

FUTEBOL AMERICANO
É hora de decisão na NFL e a rodada da 17ª semana da temporada é especial e, além dos tradicionais jogos de quinta, domingo e segunda-feira, teremos também dois jogos no sábado, com destaque para o duelo californiano entre San Francisco 49ers e San Diego Chargers, que ainda lutam pela classificação para os playoffs. No domingo, dois confrontos entre time de boas campanhas chamam atenção: Dallas Cowboys e Indianapolis Colts, além de Arizona Cardinals e Seattle Seahawks. A ESPN e o Esporte Interativo fazem a cobertura total dos jogos.




NATAÇÃO
A natação brasileira vive grande momento, com nomes como César Cielo e Felipe França brilhando no cenário mundial. O fim de semana é, então, a última chance no ano de acompanhar os melhores nadadores do Brasil, que disputam o Torneio Open no Rio de Janeiro e buscam índices para o Mundial, que será disputado em Kazan, na Rússia, em 2015. A competição tem transmissão do Sportv 2.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.