Divulgação<br>
Divulgação<br>

'Final' no Nacional, europeus, velocidade e boxe no fim de semana

Atrações para todos os gostos entre sábado e domingo e a emoção deve tomar conta dos torcedores em grandes modalidades

O Estado de S. Paulo

12 Setembro 2014 | 11h50

Uma verdadeira final de campeonato. Assim pode ser definida a principal partida da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo, atual vice-líder, recebe o Cruzeiro, primeiro colocado e com sete pontos de vantagem e, em caso de vitória do time mineiro, praticamente define o torneio, abrindo dez pontos. Quem também se interessa por esse jogo é o Corinthians, terceiro colocado e que faz o clássico das multidões com o Flamengo, no Maracanã.

Outro confronto Rio-São Paulo será disputado entre Fluminense e Palmeiras, sábado. Buscando a recuperação depois de três empates consecutivos, o Flu conta com a volta de cinco titulares para enfrentar a boa fase palmeirense depois da chegada de Dorival Júnior: um empate e uma vitória.

JOGOS DA 21ª RODADA
Sábado
Fluminense x Palmeiras - 18h30
Chapecoense x Vitória - 18h30
Santos x Coritiba - 21h

Domingo
Flamengo x Corinthians - 16h
São Paulo x Cruzeiro - 16h
Bahia x Figueirense - 16h
Inter x Botafogo - 16h
Atlético-PR x Vitória - 18h30
Atlético-MG x Grêmio - 18h30
Criciúma x Goiás - 18h30

NA EUROPA
Depois de uma semana destinada a jogos entre seleções, que disputaram amistosos e eliminatórias, o futebol europeu volta com tudo e a emoção está garantida em alguns países. Na Espanha, o campeonato ainda está em sua terceira rodada, mas já tem jogo com cara de decisão: simplesmente Real Madrid e Atlético de Madrid, times que decidiram o título da última Liga dos Campeões e hoje estão mais fortes. O Real Madrid, que joga dentro de casa, quer se recuperar do inesperado tropeço contra a Real Sociedad, na última rodada, quando perdeu por 4 a 2. Ainda: o Barcelona, único time com 100% de aproveitamento na liga, recebe o Athletic Bilbao. Enquanto isso, o Valencia, que também investiu bastante para a temporada, joga contra o Espanyol.

INGLATERRA
Você quer um bom motivo para acordar bem cedo neste sábado? É muito simples, basta ficar de olho no clássico entre Arsenal e Manchester City, uma espécie de revanche para o time azul, derrotado pelo rival na Supercopa e que deseja embalar para buscar o bicampeonato inglês. Logo na sequência, outro jogo importante para a tabela, Chelsea e Swansea, únicos times que ainda não perderam pontos no torneio e, em seguida, o Liverpool, de Balotelli, recebe o Aston Villa, atual terceiro colocado. Domingo, o Manchester United, provavelmente com a estreia de Falcao Garcia, busca a primeira vitória no torneio em partida contra o QPR.

ITÁLIA
O Campeonato Italiano teve apenas uma rodada disputada, mas já começou com os favoritos na frente. E para se manter na ponta, Milan e Roma têm difíceis desafios fora de casa, contra Parma e Empoli, respectivamente. Enquanto isso, o Napoli recebe o Chievo e a Inter de Milão busca a vitória diante do Sassuolo. A Juventus, atual tricampeã, pega a Udinese, do artilheiro Di Natale, na tarde de sábado.

OUTROS CAMPEONATOS
Destaque também para os Campeonatos Alemão e Francês, que têm jogos interessantes no fim de semana. Na Alemanha, o Bayern de Munique quer se recuperar do tropeço na última rodada em partida contra o Stuttgart no sábado, 10h30. No mesmo dia e horário, o Dortmund pega o Freiburg e o surpreendente Paderborn, que estreia na primeira divisão, faz o jogo dos invictos contra o Colônia. Já na França, sábado é dia de clássico entre Lyon e Mônaco. O todo poderoso Paris Saint-Germain tenta tirar a liderança do Bordeaux em partida contra o Rennes.

JOGOS DA EUROPA NA TV
Sábado
Arsenal x Manchester City - 8h45 - FOX Sports 2
Bayern de Munique x Stuttgart - 10h30 - ESPN
West Bromwich x Everton - 11h - FOX Sports
Sunderland x Tottenham - 11h - FOX Sports 2
Chelsea x Swansea - 11h - ESPN Brasil
Liverpool x Aston Villa - 13h - FOX Sports
Rennes x PSG - 13h - ESPN Brasil
Empoli x Roma - 13h - FOX Sports 2
Real Madrid x Atlético de Madrid - 15h - ESPN Brasil
Juventus x Udinese - 15h35 - FOX Sports

Domingo
Sampdoria x Torino - 7h25 - FOX Sports
Lille x Nantes - 9h - ESPN
Napoli x Chievo - 10h - FOX Sports
Inter x Sassuolo - 10h - FOX Sports 2
Valencia x Espanyol - 12h - ESPN
Manchester United x QPR - 12h - ESPN Brasil
Parma x Milan - 15h30 - FOX Sports
Granada x Villarreal - 16h - ESPN Brasil
Boca x Racing - 18h10 - FOX Sports 2
Arsenal x River - 21h25 - FOX Sports 2

VÔLEI
O Brasil continua dando show no Mundial de Vôlei. Com sete vitórias em sete jogos, sendo a última delas uma especial, já que a seleção chegou à sua 100ª vitória na história do torneio, a equipe de Bernardinho está praticamente garantida na fase final da competição, que é disputada na Polônia. Entre sábado e domingo, últimos dias da segunda fase, os brasileiros enfrentam o Canadá e a Rússia, respectivamente, a partir de 11h40. O SporTV transmite a partida, assim como outros jogos importantes do Mundial.

TÊNIS
A Copa Davis é o grande destaque do esporte no Brasil nos próximos dias. Tentando voltar ao grupo de elite, a equipe brasileira de tênis conta com o apoio da torcida no Ibirapuera para vencer o forte time espanhol, que não pode contar com seus principais astros, no entanto. A competição, que começa nesta sexta, vai até domingo e todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV.

BASQUETE
O Mundial de Basquete na Espanha termina neste fim de semana. Apesar da eliminação do Brasil, a competição promete emoção na grande decisão, que, mais uma vez, terão os Estados Unidos como grande favorito. Tanto ESPN quanto SporTV transmitem as partidas.

STOCK CAR
A maior categoria do automobilismo brasileiro marca presença na programação esportiva com a 8ª etapa da temporada, no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A disputa deve ser intensa, principalmente entre Átila Abreu, Rubens Barrichello e Sérgio Jimenez, três líderes do campeonato e separados por apenas 10 pontos. Sábado é dia de treinos classificatórios e domingo estão marcadas as duas corridas, a partir das 11 horas, com transmissão da TV Globo.

FÓRMULA E
O automobilismo mundial ganha mais uma categoria a partir deste fim de semana. Na madrugada de sábado, a China recebe a primeira prova da Fórmula E, uma espécie de corrida de "carros sustentáveis", com motores elétricos e uso de energia limpa. A primeira temporada conta com três brasileiros, Bruno Senna, Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi. A corrida começa 4h50 da manhã e será transmitida pelo FOX Sports.

LUTAS
Os fãs de luta têm um prato cheio na noite do sábado, com direito a boxe e MMA da melhor qualidade, com o UFC 179, que acontece no Brasil, mais especificamente em Goiânia. A grande luta da noite envolve dois pesos-pesado da categoria, o brasileiro Antônio Pezão contra o bielorrusso Andrei Arlovski, mas chama atenção também o confronto entre Gleison Tibau e Piotr Hallmann. Para os amantes do boxe, a noite é histórica, com ninguém menos do que Floyd Mayweather subindo ao ringue e colocando sua invencibilidade e o cinturão dos meio-médios em jogo contra o argentino Marcos Maidana, que, pela segunda vez, desafia "Money-D", apelido do pugilista norte-americano, conhecido por ser o atleta mais bem pago do mundo e que gosta de ostentar alguns de seus brinquedinhos.

NFL
A liga de futebol-americano chega em sua segunda semana com bons jogos. O brasileiro Cairo Santos, que estreou pelo Kansas City Chiefs, terá pela frente o Peyton Manning e Denver Broncos. Outra partida legal de domingo é entre o atual campeão do Super Bowl Seattle Seahawks, que busca a segunda vitória, enfrentando o San Diego Chargers. A ESPN transmite três jogos entre a tarde e a noite de domingo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.