Flamengo demite Joel e Dorival deve assumir

Joel Santana não resistiu à derrota para o Cruzeiro. Rubro-negro já acertou com Dorival Júnior, que deve ser anunciado hoje

TIAGO ROGERO / RIO, O Estado de S.Paulo

24 de julho de 2012 | 03h10

Desde que chegou ao Flamengo para substituir Vanderlei Luxemburgo, demitido em fevereiro, Joel Santana teve raros momentos de tranquilidade. Nos mais de cinco meses à frente da equipe, o técnico "balançou" no cargo diversas vezes. Cada derrota poderia ser a última. E a mais recente foi. Depois de perder para o Cruzeiro por 1 a 0, Joel foi demitido ontem. Dorival Júnior, que deixou o Internacional na semana passada, é o mais cotado.

A demissão foi anunciada após reunião da presidente Patrícia Amorim com o diretor de futebol Zinho. "Foi o conjunto da obra", afirmou o ex-jogador. "Já vinha analisando o comportamento da equipe, o dia a dia do trabalho. Não foi especificamente o jogo do Cruzeiro. Como diretor de futebol, estou analisando o futuro, a posição da equipe na tabela, poder de reação do grupo, o poder da comissão técnica de conseguir resultados. Nada contra o Joel", garantiu Zinho.

A decisão expôs mais uma vez a falta de organização do Flamengo. O contrato de Joel, que deixou o Bahia no início do ano, previa multa rescisória de R$ 2 milhões. "O Flamengo vai cumprir o que está no contrato. Nesse momento não pensamos na parte financeira, mas no melhor para o Flamengo", afirmou Zinho, que sabe da dificuldade do clube em honrar alguns compromissos: "Vou tentar ajudar para que o Flamengo cumpra".

O diretor de futebol descartou assumir o comando da equipe; disse que não seria "correto" com Joel, já que trabalharam juntos. Zinho afirmou estar focando os esforços em um nome, evitou dizer quem é, mas tudo indica que seja Dorival Júnior, que já acertou os detalhes do contrato e deve ser anunciado hoje.

Aproveitamento. Joel chegou ao Flamengo durante a disputa da primeira fase da Taça Libertadores e não conseguiu se classificar sequer às oitavas de final da competição. No Campeonato Carioca, o time não chegou à final, mas o técnico foi mantido, mesmo com a pressão da torcida, que não parou de aumentar desde então.

Em sua quinta passagem como treinador do Flamengo, Joel teve 63,4% de aproveitamento. Em 31 jogos, foram 17 vitórias, cinco empates e nove derrotas.

Figueirense. Depois de tentar contratar o técnico Adilson Batista, o Figueirense anunciou ontem Hélio dos Anjos como novo treinador da equipe.

Ele vai substituir Argel Fucks, demitido na última semana. Seu principal objetivo será o de tirar o clube catarinense, que só venceu um jogo no Brasileirão das últimas posições na tabela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.