Flávio Canto se aposenta do judô para se dedicar à TV

SÃO PAULO - Medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas, Flávio Canto anunciou a sua aposentadoria neste domingo. O agora ex-judoca fez a revelação ao vivo pela televisão, durante o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Canto é contratado da emissora carioca e na sexta-feira que vem irá assumir a apresentação do programa Corujão do Esporte, ao qual pretende se dedicar integralmente.

AE, Agência Estado

05 de fevereiro de 2012 | 12h58

Canto escolheu este domingo para revelar a aposentadoria porque, segundo ele, queria fazer o anúncio junto com o ex-jogador de vôlei Tande, seu amigo e apresentador do Esporte Espetacular. No Corujão do Esporte, o ex-judoca vai ser o substituto exatamente de Tande. Canto já comanda um programa sobre lutas no Sportv.

Aos 36 anos, Flávio Canto deixa os tatames depois de participar de duas Olimpíadas (1996 e 2004), tendo sido medalhista de bronze nos Jogos de Atenas, na categoria até 81 kg. Foram também três medalhas em Jogos Pan-Americanos, uma de cada cor, em Mar del Plata (bronze), Winnipeg (prata) e Santo Domingo (bronze).

Canto teve o "azar" de ser contemporâneo de outros dois grandes judocas brasileiros, da mesma categoria de peso que ele. Não foi à Olimpíada de Pequim, em 2008, porque perdeu a disputa interna contra Tiago Camilo, depois medalhista de bronze na China. Atualmente, tinha como concorrente Leandro Guilheiro, segundo do ranking mundial e já garantido nos Jogos Olímpicos de Londres. Em caso de lesão de Guilheiro, porém, Canto, por ser o 21.º do mundo, teria hoje vaga assegurada na Olimpíada.

Ele larga as competições, mas não o judô. Isso porque Flávio Canto é idealizador e presidente do Instituto Reação, uma ONG voltada para a inclusão social por meio do judô. A entidade, que tem cinco polos no Rio, atende atualmente 1.200 crianças e adolescentes e revelou Rafaela Silva, de apenas 19 anos, atual vice-campeã mundial adulto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.