Forte munição contra a Brawn Outras equipes acham que assoalho do carro é ilegal

Oficialmente o GP da Austrália começa hoje com a inspeção técnica dos carros. As dez equipes os levam até o box 1 do circuito Albert Park onde uma série de equipamentos ajuda o delegado-técnico da FIA, o alemão Jo Bauer, a fiscalizar se estão de acordo com o regulamento. E a munição de várias equipes, como Ferrari e Red Bull, já está pronta para ser utilizada contra a Brawn GP, de Rubens Barrichello. Acusação: o assoalho do modelo BGP 001 é irregular.O campeonato nem começou e já existe o risco de o vencedor da etapa de abertura ser oficializado apenas depois de o Tribunal de Apelos da FIA julgar o recurso que será impetrado se Rubinho ou Jenson Button ganharem a corrida. "Na realidade, podemos apelar da decisão dos comissários a partir do momento em que eles julgarem o assoalho da Brawn como legal, ou depois da classificação ou da corrida", explicou Luca Colajanni, da Ferrari, enquanto alguns pilotos percorriam a pista correndo, sob a temperatura outonal de 20 graus, a fim de manterem o peso baixo. Todos perderam peso por causa do Kers, sistema de recuperação de energia dos carros, que pesa cerca de 35 quilos. "Parece mais um desfile de moda", brincou Nelsinho Piquet, da Renault.Não há indícios de que Max Mosley, presidente da FIA, convoque o Tribunal de Apelações antes de a F-1 regressar à Europa, em maio, depois das provas na Austrália, Malásia, China e Bahrein. Pode até ser, ainda, que os pilotos da Toyota e da Williams tenham da mesma forma seus resultados contestados sob a mesma acusação."O que a Brawn tem no seu carro representa uma vantagem. É a sua interpretação da regra, não acusamos ninguém da nada, mas diferimos da interpretação", destaca o diretor-geral da Ferrari, Stefano Domenicali. Adrian Newey, diretor-técnico da Red Bull, afirmou ontem no Albert Park: "A vantagem que a Brawn tem com esse assoalho é de um segundo por volta."A Brawn introduziu no seu assoalho furos que aceleram o processo de escoamento do ar. Como não são visíveis, há grandes controvérsias sobre como funcionam e se atendem às regras. Parte da eficiência do modelo BGP 001 na pré-temporada relaciona-se diretamente a essa escolha, decorrente de interpretação bastante particular do regulamento. "Eles encontraram inteligentemente uma brecha do regulamento", opinou Mosley. "Não vi nada ilegal no carro", disse Charlie Whiting, delegado de segurança da F-1. "Não só nós, mas todas as equipes deverão adotar solução semelhante se a FIA confirmar a legalidade da solução da Brawn", afirmou Colajanni.

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