Martin Bureau/AFP
Martin Bureau/AFP

Frustrado com estreia, Michael Phelps promete reagir

O supercampeão ficou em 4º lugar nos 400m medley: foi a primeira vez que não subiu ao pódio em Olimpíadas

ALESSANDRO LUCHETTI, Agência Estado

28 de julho de 2012 | 17h13

Dono de 16 medalhas olímpicas, Michael Phelps começou mal sua tentativa de bater o recorde da ginasta russa Larissa Latynina, que conquistou 18 pódios entre 1956 e 1964. O nadador norte-americano estreou neste sábado nos Jogos de Londres com um modesto quarto lugar na prova dos 400 metros medley, na qual vinha de um bicampeonato olímpico. Ele ficou atrás do compatriota Ryan Lochte, do brasileiro Thiago Pereira e do japonês Kosuke Hagino.

"É frustrante, é claro. Espero agora terminar melhor do que comecei", lamentou Phelps, na saída da piscina do Centro Aquático de Londres. "Tenho algumas provas ainda pela frente. E preciso correr atrás das medalhas para poder encerrar a carreira da melhor forma possível."

Até mesmo o vencedor da prova deste sábado se disse surpreso com o resultado do amigo Phelps. "Vou conversar com ele para tentar entender o que aconteceu", disse Lochte.

Phelps nadará mais três provas individuais em Londres: os 200 metros medley e os 100 e 200 metros borboleta. Além disso, pode participar dos revezamentos americanos. Se quiser atingir sua meta, ele terá que reencontrar o ritmo das vitórias e lembrar o desempenho de quatro anos atrás, quando assombrou o mundo com oito títulos na Olimpíada de Pequim e entrou no grupo dos maiores nomes da história do esporte.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.