O Estado de S.Paulo

24 de julho de 2012 | 03h07

Somos, basicamente, um país de 200 milhões de técnicos de futebol, mas durante uns 15 dias a cada quatro anos todo brasileiro se julga, modéstia à parte, entendido em tudo que é esporte olímpico.

Os Jogos de Londres não fugirão à regra: a partir de sexta-feira, estaremos todos dizendo barbaridades com a maior convicção sobre badminton, luta greco-romana, nado sincronizado, tae-kwon-do, marcha, esgrima, hóquei, handebol e o escambau.

Está aberta a temporada de gafes olímpicas! Vale arriscar comentários de orelhada sobre a confecção das varas de salto, a dieta dos velocistas, o collant dos nadadores, a estratégia dos ciclistas, o peso ideal das duplas de iatistas, os movimentos contínuos circulares sobre o cavalo com alças...

Você pode até não lembrar muito bem da diferença entre as classes Star e Slalom, mas todo mundo sabe mais ou menos o que é um ippon, um duplo twist carpado, uma falsa largada, um sprint ou uma pista zerada.

Qualquer dúvida a respeito, relaxa, vai! O Galvão Bueno vai pagar muito mais mico que você comentando os Jogos para o Sportv. Os dois esportes preferidos pelo narrador da Globo no momento - a F1 e o MMA - nem olímpicos são!

Viajando na maionese

Patrícia Amorim pode não voltar de Londres, para onde embarca depois de amanhã. Diz ela que vai acompanhar o desempenho de atletas e técnicos do Flamengo selecionados para os Jogos Olímpicos, mas comenta-se no clube que a presidente parte para o exílio pressionada pela campanha por seu impeachment no Twitter.

2012 x 2016

Da série 'Imagina só se fosse lá no Rio', um motorista de praça ensandecido se jogou ontem da ponte Tower Bridge nas águas do rio Tâmisa durante protesto contra a exclusão dos táxis da faixa de tráfego expressa para ônibus e veículos oficiais

Espírito olímpico

Continuam guardados a sete chaves os detalhes do cerimonial de acendimento da pira olímpica, mas desde já é grande a torcida do público para que algo dê errado na hora agá.

Sonho olímpico

Neymar caiu da cama noite dessas na concentração da Seleção em St. Albans. Acordou gritando "falta, falta"!

Recorde inglês

O verão em Londres completou ontem dois dias de céu azul, sol e temperaturas elevadas. Isso quer dizer o seguinte: vai chover e fazer frio a qualquer momento! Outro verão igual no Reino Unido, só

daqui a quatro anos

Luto eterno

Qual a cor do vestido preto que Cristina Kirchner vai usar na area VIP do Estádio Olímpico durante a cerimônia de abertura dos Jogos? Desde o cavalo branco de Napoleão os ingleses não têm uma certeza tão grande sobre o inimigo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.